- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto é definir os padrões de Ruanda para instalações pré-escolares. Com base nas conclusões dos padrões das Escolas Amigas da Criança (Child Friendly Schools), o projeto visa estimular as crianças menores de 6 anos. Considerado como um educador, o desenho é pensado para envolver as crianças com a auto-aprendizagem e a estimulação. O uso de materiais e técnicas, o processo participativo de concepção e construção, e o arranjo composto procuram alcançar modelo eficiente, sustentável, replicável e inovador.
Conceito de sustentabilidade:
A Pré-Escola Primária Gasanze é um dos cinco projetos piloto que visam melhorar a educação infantil a nível nacional. O Governo da Ruanda quer definir os padrões para instalações pré-escolares com o modelo replicado em todas as escolas primárias em todo o país, portanto, a eficiência de custos e envolvimento da comunidade são a chave do sucesso. O projeto deve alcançar espaços de aprendizagem sustentáveis, criativos e confortáveis para as crianças menores de 6 anos.
O projeto utiliza materiais locais introduzindo pequenas inovações aos métodos de construção tradicionais para instalações estruturalmente sólidas e estimulantes que transferem as habilidades para a comunidade. O projeto pode ser facilmente compreendido e suas técnicas podem ser aplicadas em outros lugares para melhorar o ambiente construído. Trabalhando com cinco comunidades rurais diferentes é um desafio da arquitetura na estimulação das crianças ruandesas, bem como as considerações estéticas e espaciais.
Todos os elementos são projetados para envolver a coordenação motora das crianças, as competências linguísticas, a interação social e o desenvolvimento do conhecimento. Materiais do playground; aspectos gerais, como captação de água, pontos de água potável, sanitários seguros separados; espaços de aprendizagem ao ar livre e cobertos que permitem uso flexível durante todo o ano; diferentes materiais, padrões, texturas, formas e cores; organização interior das salas de aula com vários espaços de armazenamento diferentes e diferentes cantos. Todos estes elementos são posicionados para ajudar os cuidadores em seu trabalho e promover o processo de auto-aprendizagem da criança.
O uso de materiais locais reduz o impacto ambiental e permite que pessoas não qualificadas trabalhem e aprendam com o edifício.
O papel da UNICEF envolvendo as autoridades locais é definir uma estratégia de ensino inovadora, proporcionando uma logística e financiamento, em parceria com o Ministério da Educação, tem sido crucial.