-
Arquitetos: Domenack Arquitectos
- Área: 500 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é o resultado de lidar com três variáveis importantes: satisfazer as necessidades funcionais da família, adaptar o projeto para uma topografia inclinada difícil sem recorrer a complicadas e caras estruturas, e capturar a vista para um campo de golfe, apesar do fato de que o terreno não é adjacente a ele.
O projeto da casa está planejado sobre uma plataforma natural localizada a 3 metros acima do nível da rua existente. Esta decisão permitiu localizar apenas o estacionamento e áreas de serviço no nível da rua, enquanto o resto do programa situa-se acima da plataforma natural. A casa desenvolve-se em três níveis, seguindo a topografia rochosa ascendente do terreno. A distribuição espacial e funcional deriva dos costumes e necessidades dos clientes. O jardim principal, piscina e áreas sociais estão localizados no primeiro nível, enquanto que as áreas particulares estão localizados no segundo e terceiro níveis.
A posição elevada do projeto permite tirar partido das vistas para o campo de golfe, localizado ao sul do terreno, a partir das áreas social e dos quartos principais. O resto da casa desfruta de diferentes pontos de vista e cenários do ambiente natural que a rodeia, através de pátios, jardins e plataformas geradas seguindo a topografia ascendente. O desenho da casa promove uma ventilação adequada, iluminação e de controle térmico, a fim de reduzir o consumo de energia.
A composição da casa está enquadrada numa estrutura exposta de concreto de pé direito duplo que direciona os pontos de vista para o campo de golfe e contém os volumes internos da casa. O espaço dentro deste enquadramento flui livremente, visualmente integrando diferentes áreas do projeto e seu ambiente natural. A premissa de adaptar a casa para a topografia natural do terreno, com base em critérios ecológicos e econômicos, determinou o restante das fachadas posteriores da casa.