- Ano: 2013
-
Fotografias:Angus Martin
-
Fabricantes: MODWOOD
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo espaço de Learning Commons da Universidade de Griffith está sustentado em escolha, experimentação e acaso. O projeto cria uma gama de ambientes de aprendizados internos e externos que promovem interações entre estudantes e funcionários, socialização do espaço e fortes sinergias com o contexto ambiental e cultural. O edifício existente é triangulado e transformado com a adição de um anexo permeável de 160 m de comprimento, criando uma forte identidade e presença no Campus da Universidade.
Estudantes, funcionários e público em geral poderão usufruir de espaços ágeis e flexíveis. O volume sob a cobertura pode ser utilizado para abrigar eventos, como os do dia de inscrição, entrevistas de TV, mercados, exposições, ao mesmo tempo que serve como um distintivo ponto de encontro no campus. O edifício é uma parte importante do programa de renovação da universidade, o “New Griffith”. A presença do Centro GUMURRII no térreo e sua proximidade com o 'jardim aviário central' promove inclusão no coração do campus.
Observações contínuas das necessidades dos estudantes e seu comportamento é que deram origem ao projeto. O edifício é centrado nos seus usuários, os estudantes, e os benefícios adicionais de um rigoroso estudo de pós ocupação identificaram a inclusão de diversas áreas de estar, espaços estes não incluídos no briefing original. A permeabilidade do edifício é crítica em termos de fazer desde um edifício inclusivo e acolhedor, aberto quase 24h.
Para minimizar os danos ambientais deste novo espaço, o edifício maximiza o valor do existente com a integração com o novo volume do anexo e a nova fachada, como age como um filtro. A maioria das circulações possuem ventilação natural e o jardim aviário central (que responde à analogia dos estudantes utilizando o espaço), confere uma paisagem confortável, relaxante e socialmente significante que é detalhada para ir de encontro às necessidades variáveis dos diferentes semestres.
O desenvolvimento do projeto irá restabelecer a biblioteca como o coração do campus com um edifício simples, responsivo e distintivo.