- Área: 340 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:JAG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada de Norte a Sul num terreno de esquina de 1520 m², com uma área construída de 340 m², a casa M é desenhada apenas na planta térrea, apresentando uma grande fachada com jogo de volumes e materiais que se distingue de todos os ângulos.
O clima tropical do setor foi um dos fatores mais importantes para determinar os parâmetros de projeto desta residência. Afim de a proteger do sol equatorial e das chuvas estacionais, mas sem ter que renunciar uma boa iluminação e ventos predominantes, conjugaram-se equilibradamente vários elementos arquitetônicos no desenho que cumpriram uma função muito específica.
A casa foi equipada com pergolados, pórticos e espaços com pé direito alto e grandes aberturas, que graças às coberturas inclinadas de marcantes beirais e às janelas altas, foi possível a influência constante dos ventos da região e assim, o escape do calor. Da mesma forma, foram implementados elementos naturais como a água, pedra, madeira local, deixando também uma grande porcentagem de área verde.
Foram utilizados materiais como painéis térmicos [steel panel] nos tetos, que tem grande papel na capacidade térmica de reduzir a temperatura interna e alta resistência acústica. O sistema de janelas empregado possui um sistema de vidros duplos, colaborando com o conforto térmico da residência. Em contraste aos elementos naturais, grande parte da estrutura metálica que suporta a casa foi deixada aparente.
A paleta de cores predominante da casa foi o branco, o preto e o cinza. O preto, utilizado na estrutura metálica, e nos perfis das janelas e no piso, o cinza para marcar os volumes de pedra e o branco, em todas as partes externas e internas. Este jogo de tonalidades contrasta perfeitamente com os elementos naturais como a madeira, a área verde e de água das tanques e piscina.
O esquema da planta baixa é definido por dois volumes que são separados pela área social central e a piscina. Em direção ao norte, a partir de onde se localizam duas vias de acesso a casa, se destaca a fachada principal com um grande pórtico e porta lateral. A sequência da entrada é marcada por espelhos d'água, que dirigem as visuais tanto aos jardins tanto ao pátio principal.
O estar da casa dividido em dois separa claramente a área social da área mais privada, por uma piscina localizada no sentido vertical entre seus espaços. O acesso aos dormitórios se dá através de uma grande porta de madeira pivotante de 3,5 m de altura que se perde ao ser fechada, e de onde é possível observar a piscina. A área da sala de estar e jantar, a estrutura metálica aparente da cobertura está harmonicamente conjugada com o perfil preto das janelas da casa.
Uma vez no interior, todo seu percurso explora uma vista sem interrupções ao pátio posterior em grandes seções envidraçadas que se abrem a jardins e elementos d'água. Isto permite ter visuais muito agradáveis e espaços naturalmente iluminados. A maioria de suas áreas como são o quarto principal, a sala de estar, a entrada, a sala de jantar e cozinha estão orientadas para os fundos, conseguindo a melhor vista. A casa possui um jogo de planos horizontais e inclinados que se mimetizam perfeitamente com sua volumetria externa.
A somatória de todos estes componentes arquitetônicos e naturais fez desta casa que pode se conectar com seu entorno, que fosse acolhedora, fresca, iluminada, funcional e que pudesse gerar um projeto no qual o resultado final seja um cliente satisfeito.