- Área: 484 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Alberto Cáceres
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma arquitetura com limites esfumaçados que pode reagir diante do entorno natural respondendo aos seus variados elementos: luz, água, vento, etc. Isso significa uma arquitetura sensível a natureza.
A residência CP 78 é um projeto que oferece melhor qualidade de vida, diante do desenho funcional e contemporâneo trabalhando com o edifício existente e os elementos incorporados, onde o valor das texturas e os detalhes contidos nas novas formas realçam a expressão contemporânea.
Procuramos fazer com que parte da estrutura original do edifício se convertesse no eixo organizador da reforma, estabelecendo um diálogo entre o antigo e o novo, isso proporciona um percurso linear possibilitando vistas à todos os espaços e jardins da residência, criando transparência e homogeneidade e trazendo à tona os traços especiais do lugar.
A residência é composta por dois níveis:
No térreo está o edifício original, o qual foi mantido sem sofrer grandes alterações, os espaços que o conformam são: Garagem, hall, sala, dormitório de visitas e banheiro. A escada como elemento escultórico contida em um espaço de pé direito duplo faz o papel de conector, possibilitando o acesso ao edifício novo de planta aberta que realça o contraste entre a construção original e os elementos novos onde se encontram os espaços da cozinha, sala e sala de jantar. As paredes-cortina criam espaços integrados e mais amplos.
O primeiro pavimento, por sua vez, acolhe os dormitórios, conferindo ao dormitório principal um terraço semi-aberto contido no pé direito duplo, onde se estabelece uma hierarquia arquitetônica.
Uma residência para ser vivida no exterior onde o terraço de pé direito duplo, piscina e jardins colocados a serviço do homem resultam em um espaço aberto com acabamentos sofisticados que conferem a residência um caráter único, onde as pessoas recobram a sensação de estarem realmente vivas.