O escritório Vo Trong Nghia divulgou desenhos e imagens do pavilhão do Vietnã para a Expo Milão 2015. Inspirado numa flor de lótus, o pavilhão conta com uma série de elementos de bambu - estruturas em forma de guarda-chuva que sustentam árvores acima do nível do espelho d'água - numa composição que se assemelha a outro projeto do escritório, o Kontum Indochine Café.
A Lótus é a flor oficial do Vietnã, um símbolo de pureza, comprometimento e otimismo em relação ao futuro", comentaram os arquitetos. "Crescendo a partir de lagoas lamacentas, ela se ergue acima da superfície e desabrocha com notável beleza. A flor é uma prova de que a paciência pode transformar as dificuldades em vantagens."
Além do simbolismo por trás da lótus, Vo Trong Nghia também usa a flor como uma metáfora de suas múltiplas aplicações: "Além de sua beleza, a lótus tem uma forte conexão com a culinária vietnamita; nada da planta é desperdiçado e todas as suas partes são consideradas iguarias... Como um evento temporário, o papel dos arquitetos no projeto do pavilhão é reduzir seu impacto."
Para isso, o projeto faz uso extensivo do bambu, um material de crescimento rápido e baixa emissão de carbono. O pavilhão também é concebido de modo que possa ser desmontado e ter suas partes reaproveitadas.
O pavilhão criará uma densa sombra sob as estruturas de bambu e as árvores, proporcionando um micro-clima próprio para seus visitantes.
Com seu pavilhão Vo Trong Nghia pretende demonstrar "o amor vietnamita pela natureza e compartilha-lo com o mundo todo."
Arquitetos
Vo Trong NghiaLocalização
Milão, ItáliaEquipe de projeto
Takashi Niwa, Raffaello Rosselli, Marek Obtulovic, Nguyen Viet Hung, Dau Nhat Quang, Hoang Quoc BaoÁrea
887.0 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Courtesy of Vo Trong Nghia Architects