-
Arquitetos: MIRAG ArquitecturaiGestió
- Área: 300 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jordi Surroca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Acreditamos firmemente numa arquitetura sustentável que considere o cliente sob qualquer circunstância. Esta casa expõe as condições do local e seu entorno: a arquitetura resulta do ajuste topográfico e formal típico da região mediterrânea.
Quando recebemos a proposta de projetar uma residência unifamiliar em Sant Andreu de Llavaneres, num terreno com 30% de inclinação, optamos por integrar os dois pavimentos da casa ao solo. Criamos uma organização orientada no sentido nordeste-sudoeste que segue a inclinação e potencializa as belas perspectivas para a paisagem.
O térreo - onde as principais atividades acontecem - está no mesmo nível da rua, ao passo que o subsolo conecta a casa ao jardim. Neste nível, dois espaços secundários permitem desfrutar da parte externa da residência.
A casa é composta por três volumes poliédricos. Os pontos de contato entre estes geram enquadramentos da paisagem, garantindo iluminação natural e belas vistas em cada espaço interno e área de circulação.
A simplicidade dos materiais utilizados é um ponto essencial do projeto: pisos de concreto aparente e pastilhas cerâmicas produzidas manualmente.