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Arquitetos: Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten
- Ano: 2007
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Fotografias:Christian Richters
Descrição enviada pela equipe de projeto. O crescimento contínuo da empresa Ernsting, do ramo da indústria têxtil com sede em Coesfeld Lette (Vestefália), levou a construção de novos edifícios para complementar o centro de distribuição existente, projetado por Santiago Calatrava e Bruno Reichlin no início dos anos 1980. O arquiteto Johannes Schilling adicionou um novo centro de distribuição em 1999 e o atual centro de serviços foi projetado por David Chipperfield e concluído em 2001. Todos os edifícios estão situados em um campus verde de responsabilidade do paisagista belga Peter Wirtz.
Em 2003 os jovens arquitetos alemães Liza Heilmeyer e Stephan Birk venceram o concurso de arquitetura para mais um a adição ao campus da empresa: um estacionamento de vários andares, com 500 vagas para os funcionários, principalmente do sexo feminino do grupo Ernsting.
A garagem, dividida em dois volumes de tamanhos semelhantes, está localizada na fronteira oeste do campus. O conjunto de edifícios comerciais existentes se completa com a nova estrutura linear; esta define a fronteira do Campus para a área residencial adjacente.
A forma das duas partes de estrutura resultam do sistema de duas rampas de estacionamento. As duas partes espelhadas da construção simétrica complementam-se no interior [locomoção circular], bem como do lado de fora. Devido a este sistema escolhido, foi possível organizar o número de vagas exigido pela competição na parte de trás da propriedade em forma de 'L'. O espaço aberto entre o centro de distribuição de Calatrava e o novo estacionamento é ordenado através do uso de almofadas de grama e árvores.
A entrada e a saída do estacionamento ficam no centro do edifício e são acentuadas por um grande portão dobrável.
O sistema de duas rampas de 3,2% de inclinação oferece uma ótima utilização do espaço. A inclinação agradável resulta no comprimento de 127 metros e na altura de 3,06 m de piso a piso, pé direito generoso para um estacionamento com multi-pavimentos.
As rampas formam um 'x' em corte, o que torna possível subir e descer as unidades separadamente. Os dois corpos de rampa são colocados a uma distância de 2,40 m um do outro. O vão no edifício fortalece a forma monolítica e principalmente traz luz ao interior do edifício. As passagens estão situadas nas extremidades e nos centros de cada rampa. Dentro do vão há duas caixas de escadas suspensas a partir da construção de aço principal do estacionamento. Consequentemente todos os elementos dispostos no espaço de construção (passagens e escadas) são feitos de painéis de aço gradeado.
A estrutura de 17,40 m de largura e 127,12 m de comprimento foi construída com pilares e vigas de aço, e lajes pré-fabricadas de concreto armado. A fachada de madeira dota o estacionamento de uma pele natural. Do lado de dentro, como do lado de fora, a madeira dá ao edifício uma sensação amigável. A cerca ajardinada na fachada é a mediadora ideal entre a área residencial de um lado e a área industrial do outro lado.
Ambas as partes do edifício são revestidas ao longo de todo o comprimento e largura com ripas retangulares. A grade de revestimento é coordenada com a grade construtiva. Os elementos de madeira tem 4 x 10 cm e a distância entre eles é de 9 centímetros; portanto, a fachada do estacionamento tem 70% de abertura. O edifício parece aberto ou fechado, dependendo do ângulo de visão.