- Área: 4795 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação da Unidade Acadêmica foi projetada de modo a compreender atividades de ensino - salas de aula, biblioteca, laboratórios e salas de informática, administrativas e de serviços, necessários para o funcionamento didático adequado e suficiente aos objetivos acadêmicos e de extensão universitária.
O edifício desenvolve-se em dois níveis: o térreo com caráter público abriga a secretaria, a biblioteca, áreas de vivência e algumas atividades de ensino como salas de aula e informática. No nível superior concentra-se a maior parte das atividades de ensino (salas de aula, salas de informática ou laboratórios).
A entrada está concentrada em um único hall para garantir a segurança e o controle. Através deste hall um pátio interno foi definido para permitir a integração visual dos ambientes e produzir um clima ameno, muito importante nos meses secos de Brasília, proporcionado pela troca de ar e pela umidade resultante da transpiração da vegetação.
A circulação vertical está distribuída em uma rampa, em dois núcleos com escadas e um elevador para portadores de necessidades especiais. Foram projetados em cada lado da edificação, dois conjuntos de sanitários públicos nos pavimentos térreo e superior.
O acesso do auditório com aproximadamente 220 lugares encontra-se contiguo ao hall de entrada permitindo o uso da comunidade sem conflitos com as atividades acadêmicas do pavimento superior. A biblioteca, localizada na porção oposta, busca garantir privacidade e o ambiente ideal para os estudos e pesquisas.
O partido arquitetônico adotado privilegia o conforto ambiental do edifício para garantir a qualidade dos ambientes. Todas as coberturas contam com telhas revestidas com material acústico e térmico.
As fachadas são tratadas com elementos construtivos, como o brise-soleil, que as protegem da insolação nos períodos da manhã ou da tarde. Isto resulta em uma fachada ritmada e elegante. Estes também servem para a segurança do edifício, sem prejuízo da visibilidade e iluminação natural. As esquadrias foram definidas em alumínio, com vidros comuns, de dimensões que garantam a facilidade de limpeza e conservação.
As instalações e a infra-estrutura de água, esgoto, elétrica, lógica e as redes de prevenção e combate a incêndios foram dimensionadas considerando a multiplicidade de atividades e de eventos públicos/ comunitários que o espaço propiciará à comunidade. Estes projetos complementares também foram elaborados com os princípios de racionalização de custos e de facilidade de manutenção e conservação.
A estrutura dos edifícios compõe-se de um sistema de concreto armado pré-fabricado industrializado, exceto no auditório, que devido aos grandes vãos foi previsto um sistema misto de concreto armado nos pilares e nas lajes, e vigas metálicas. Foi elaborado um projeto básico da estrutura de concreto e as empresas Contratadas elaboraram o projeto executivo com sistemas mistos e em pré-fabricado com especificação e tamanhos de suas peças construtivas diferenciadas.
A cobertura é feita com telhas metálicas tratadas internamente com material de proteção térmica e acústica que são apoiadas em terças metálicas.
A organização dos espaços foi lançada sobre uma malha modular de 1,25 x 1,25m, que condiciona a implantação dos espaços. O objetivo principal, além de promover ordem e clareza, é garantir a flexibilidade mencionada anteriormente.
Dentro da filosofia de flexibilidade enquadra-se a necessidade das instalações prediaisvisitáveis. Qualquer modificação de uso implica no remanejamento elétrico, hidráulico, de esgoto e das instalações especiais. As instalações elétricas verticais são aparentes e as horizontais ficam embutidas em forro removível.
Como esta edificação foi projetada para a repetição, cada Unidade Acadêmica foi reestudada de acordo com o programa de necessidades das faculdades e institutos, contudo, sempre seguindo a lógica de localização das atividades, das instalações, circulações verticais e vazios indicados no projeto inicial.