Inspirada na obra homônima de Italo Calvino, a exposição “Cidades Invisíveis”, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (MASP), reúne 70 fotografias da Coleção Pirelli/Masp e intercala os trabalhos com trechos do livro de Calvino.
O objetivo é provocar a reflexão nos visitantes sobre a vida nas grande metrópoles. A mostra tem curadoria de Teixeira Coelho, que explica que as fotos, ao contrário da pinturas, são menos aptas a mentir. No Masp, as imagens da coleção registram cidades no Brasil e no mundo desde 1933 até os dias atuais.
Ao todo, cinquenta fotógrafos participam de “As Cidades Invisíveis”. São eles: Alécio de Andrade, André Andrade, Bob Wolfenson, Carlos Goldgrub, Cássio Vasconcellos, Cláudia Andujar, Coletivo Cia de Foto, Cristiano Mascaro, Dimitri Lee, Egberto Nogueira, Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, German Lorca, Hildegard Rosenthal, Iatã Cannabrava, João Musa, João Wainer, José Medeiros, José Yalenti, Juca Martins, Luiz Braga, Luiz Carlos Barreto, Luiz Eduardo Robinson Achutti, Marcel Gautherot, Marco Mendes, Marlene Bergamo, Miguel Rio Branco, Nair Benedicto, Nelson Kon, Odires Mlászho, Paulo Vainer, Pierre Verger, Ricardo Barcellos, Ricardo Van Steen, Rodrigo Zeferino, Salete Goldfinger, Salomon Cytrynowicz, Sérgio Jorge, Stefania Bril, Theodor Preising, Thomas Farkas, Tuca Vieira, Walter Carvalho e Zeka Araújo.
O objetivo da exposição, que está montada no mezanino do 1° subsolo do MASP, é que os visitantes apreciem os trabalhos com calma, uma vez que a mostra explora justamente o caos das grandes cidades e a dificuldade que os moradores desses centros urbanos têm de se “desligar” da realidade.
“Cidades Invisíveis” é realizada às vésperas da SP-Arte/Foto, que acontece entre 20 e 24 de agosto, no JK Iguatemi.
- Data: Em cartaz e sem previsão de encerramento
- Horário: De terças a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas: das 10h às 20h
- Local: MASP
- Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo - SP
- Ingresso: R$ 15,00 (meia entrada R$ 7,00)
Texto via sp-arte