-
Arquitetos: Brewin Design Office
- Área: 325 m²
-
Fotografias:Darren Soh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A expansão e alteração desse sobrado existente torna o espaço de 325 m2 em um loft, graças a criação de um grande vazio de altura tripla que conecta o segundo e terceiro pavimento a um ático com vigas de madeira já existentes. A residência se abre completamente para o exterior através do uso de telas metálicas dobráveis que percorrem a altura completa de ambos pavimentos, na fachada frontal e na dos fundos. Sem nenhum envidraçamento por trás das telas metálicas e como o uso que divisões internas móveis, as grande aberturas em ambas fachadas promovem um fluxo de vento consistente que transpassa todos os espaços interiores, enquanto as telas filtram a luz natural para dentro da residência. O conceito de "abertura" se sobrepõe com uma ideia de "blindagem" que fecha a residência e faz que com que se torne uma caixa fechada.
O térreo da residência se converte em um estúdio de trabalho com uma entrada independente, protegida, na parte de trás, por um muro de concreto. Muros de 4 metros de altura feitos com blocos de cimento perfurado protegem os espaços abertos na parte frontal e posterior da residência, criando quase uma "sala" exterior nos pátios dianteiro e de trás. O cascalho solto cobre o pátio dianteiro, e lajes de granito negro de 50 mm de espessura são utilizadas como passeios que conduzem às entradas a partir da porta exterior.
Uma varanda adicional com vista para o jardim de trás é desenhada no terceiro pavimento cortando a laje existente, que anteriormente se estendia até o patamar da escada superior. Uma viga grossa existente que cruza o vão do novo vazio da escada se revela depois de recortar a laje, enfatizando o apoio estrutural sob a nova varanda. Esse espaço da varanda, protege o núcleo da escada ao ar livre e o vazio de altura tripla do exterior.