-
Arquitetos: Campos Leckie Studio
- Área: 223 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:John Sinal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto é uma exploração de um pavilhão modernista num contexto de extremo deserto. O terreno é uma colina rochosa voltada para o oeste, com vistas para uma montanha vulcânica à oeste e o Mar de Cortez ao sul. A organização do programa é utilizada para criar uma resposta solar passiva às dificuldades de um terreno desafiador e um orçamento reduzido.
O projeto utiliza uma pequena área em relação ao terreno inclinado - organizando as áreas sociais da casa numa série de plataformas em cascata, sombreadas de um volume monolítico retangular que abriga os dormitórios acima. A circulação no pavimento superior possui uma parede perfurada que absorve o ganho solar, isolando os dormitórios do calor ao mesmo tempo que cria uma diferença de pressão que resulta numa eficiente ventilação natural.
O volume superior é apoiado levemente em três pontos, com a maioria do pavimento principal se abrindo para a paisagem através de uma série de painéis móveis de vidro. Uma grande abertura retangular no volume superior emoldura uma escada por sobre a piscina. Essa abertura profunda bloqueia a iluminação solar direta, de modo que ela não adentra o espaço social abaixo.
Originalmente publicado Agosto 05, 2014.