- Área: 1265 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto arquitetônico para salas de aula emprega o sistema construtivo em estrutura pré-fabricada. Este padrão construtivo segue o mesmo já adotado em outras edificações desenvolvidas para os campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
O edifício localiza-se no Setor Norte próximo aos Pavilhões e do lado oposto da via de acesso à Garagem. Ele ocupa o sentido longitudinal permitindo sua ampliação e construção de futuras edificações. O edifício será implantado na cota 1025,5 do terreno natural. Esta faixa do terreno exige pequena movimentação de terra.
A orientação das maiores fachadas são nordeste e sudoeste. A fachada nordeste é voltada para o Lago Paranoá e Setor de Clubes Norte. Todas as salas estão voltadas para esta orientação. A fachada sudoeste é o acesso principal e possui poucas aberturas. A circulação localiza-se nesta fachada permitindo, desta forma, um filtro da insolação.
A edificação é composta por dois pavimentos, o térreo localiza-se no nível +0,15m, o superior no nível +3,90m e a cobertura no nível +7,65m. O acesso é único, garantindo o maior controle da edificação. Neste acesso, uma recepção direciona o público.
Os espaços são distribuídos, no pavimento térreo: secretaria, sala de aula de 36 alunos, 2 salas de 45 alunos e 1 sala de 63 alunos; e no superior: sala de estudo, sala de informática de 18 alunos, 1 sala de aula de 63 alunos e 8 salas de 12 alunos. Os sanitários e caixa de escada secundária estão localizados no centro do edifício para garantir acesso central aos usuários.
O partido arquitetônico foi definido a partir da setorização do hall de acesso e dos ambientes de estudo. Apesar do volume da edificação ser único o tratamento diferenciado da fachada identifica esta setorização.
O hall avança na fachada convidando o público externo. A composição dos elementos arquitetônicos da cobertura e dos fechamentos laterais em telha perfurada permitem uma leveza e transparência para um espaço de recepção. A escada principal e a plataforma para PNE fazem a ligação com o pavimento superior. Outro acesso vertical, central na edificação, faz a ligação com o pavimento superior. Próximo a este acesso vertical, também foram localizados os sanitários garantindo assim proximidade de todas as salas.
A estrutura foi modulada para garantir flexibilidade nos lay-outs futuros. As divisórias das salas são de drywall permitindo flexibilidade interna. De modo geral as instalações ficam localizadas acima do forro. Este forro é removível e permite o acesso para manutenção.