-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 28605 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jordi Surroca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício se localiza nos arredores de Tordera, na antiga zona industrial de "Fibracolor", onde um mosaico de depósitos e galpões configura a plataforma logística de distribuição global da companhia Massimo Dutti.
Historicamente os grandes centros industriais geraram problemas de mobilidade que foram solucionados com a ocupação de áreas mais afastadas (e mais baratas), criando paisagens marcadas pela forte presença de estacionamentos de automóveis. A solução tipológica aplicada na maioria destes projetos consiste em edifícios sobre pilotis que liberam o térreo para estacionamentos; uma estratégia que maximiza o aproveitamento do solo e a acessibilidade do automóvel.
Nossa estratégia difere das soluções tipológicas das zonas industriais e das soluções urbanas (que consistem em implementar estacionamentos subterrâneos). A solução proposta oferece uma boa acessibilidade ao edifício através da rodovia, rendendo-lhe um acesso digno, ao invés de tratá-lo como um espaço residual de estacionamento. Essa solução tipológica permite proteger os veículos e usuários das intempéries oferecendo espaços de encontro no térreo.
O edifício apresenta 220 metros de comprimento e 60 metros de largura e conta com 3 pavimentos. Seu acesso se dá a partir do térreo, sendo os outros dois pavimentos exclusivamente dedicados às áreas de trabalho.
O comprometimento com a sustentabilidade e com a salubridade dos espaços de trabalho foi traduzido na forma de pátios e na aplicação de dispositivos tecnológicos que rederam à nova sede da Massimo Dutti o selo LEED GOLD, concedido pelo USGBC (United States Green Building Council).
O espírito de "pensar grande" foi aplicado através do uso de grandes elementos estruturais pré-fabricados que baixaram consideravelmente o custo da obra. Os espaços da nova sede foram concebidos de modo a proporcionar o trabalho colaborativo; estes espaços são simples, mínimos, bem iluminados e agem como cenário para os verdadeiros protagonistas: os produtos têxteis da companhia.