-
Arquitetos: TSM Asociados
- Área: 2880 m²
-
Fotografias:Gonzalo Cáceres
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um complexo comercial, onde todos os serviços da MAPFRE podem ser encontrados. A MAPFRE é uma companhia de seguros transnacional espanhola com presença em toda a América do Sul. Com um total de 7.872.84 m² de área construída, é composto de um edifício comercial de dois pavimentos, um centro médico com dois níveis, uma capela, um columbário (local de armazenamento de cinzas mortuárias e espaços para velórios) de seis pavimentos, uma área comum e dois subsolos. O princípio do projeto principal era organizar todas as funções em torno de uma praça dentro da propriedade.
A capela foi colocada no lado esquerdo da entrada, com capacidade para 100 pessoas. Ela foi projetada para que pudesse manter a maioria dos tipos de serviços ecumênicos. É um templo neutro. O revestimento externo e interno é uma pedra que é extraída no estado peruano de Arequipa. No interior, o altar foi decorado com madeira e com uma clarabóia. A mesa do altar é de mármore inclinado. A luminária inclui cordões de LED no interior das janelas para dar sempre o efeito da luz natural permeando através delas.
O volume da capela se contrasta com o volume do columbário. Através da utilização de grelhas, o ambiente é mantido mais privado no seu interior sem comprometer a entrada de luz natural. O columbário começa no segundo nível e segue por seis pavimentos.
Ao lado direito, também de frente para a rua, está o edifício do Centro Médico. Sua fachada de vidro contínuo entra no edifício de escritórios. Foi desenhado como uma combinação múltipla de diferentes tipos de vidro, de escuro a transparente, para quase opaco. A recepção, escritórios e serviços, como farmácia, raio-x e laboratório estão no primeiro pavimento. O segundo pavimento é composto por consultórios médicos e áreas administrativas.
Entre os dois edifícios existem dois acessos de pedestres claramente definidos. Um deles é um corredor que continua no primeiro nível, junto à capela e o columbário até chegar à entrada da praça. Esta área foi projetada com um tipo de espaço "público", que permite a interação entre os participantes, mantendo o respeito necessário para espaços privados. Entre esta área e o subsolo há uma conexão vertical com um elevador de tamanho especial para a entrada do cortejo fúnebre com o caixão. No subsolo, há também a sala mortuária, através do qual o caixão e o corpo passa, antes de ser levado para cada sala de velório.
O segundo caminho é através de uma rampa e escada abertas que termina na praça superior, onde está a entrada para o edifício de escritórios Mapfre Peru. Este edifício tem o mesmo tratamento de fachada que continua a partir do Centro Médico, cujo desenho foi proposto como uma membrana contínua que conecta as fachadas exteriores e interiores do complexo.