Apresentamos a seguir a proposta vencedora do concurso de projeto para o pavilhão temporário da IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo, evento que acontecerá em outubro deste ano em Rosario, Argentina.
O concurso buscava propostas de espaços destinados ao encontro e intercâmbio das atividades da Bienal, ao desenvolvimento de atividades paralelas e que servisse, além disso, como ponto de informações, devendo estabelecer vínculos com a paisagem do Rio Paraná.
Dos arquitetos: no terreno localizado na orla da cidade de Rosario - escolhido como local da sede da IX BIAU 2014 - foi proposto um pavilhão segundo as premissas de uma intervenção temporária e convidativa. Este caráter efêmero-temporário transmite tanto uma autonomia como um contraste em relação ao terreno. Busca-se aproveitar essa condição contrastante, dando forma a um elemento de presença urbana que surge como um ponto de referência.
O pavilhão foi concebido como um elemento compacto que busca preservar o vínculo entre o parque e o rio, minimizar o impacto no entorno e respeitar a horizontalidade da paisagem e suas perspectivas panorâmicas.
Pavilhão: Programa e tipologia
O pavilhão, enquanto tipologia, carece de um programa específico, dando lugar a uma pluralidade de usos indiferentes a uma função preestabelecida. Neste sentido, abordou-se o tema da arquitetura a partir da premissa de oferecer um espaço livre e flexível, um contenedor de possibilidades.
Materialidade: Temporalidade e reciclagem
Em relação à temporalidade, optou-se por desenvolver uma estrutura de andaimes, um sistema completamente reciclável. Essa estrutura é composta por módulos idênticos que permitem uma rápida montagem e desmontagem.
Concurso
Pavilhão Temporário IX BIAUPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Diego Avendaño, Juan Manuel Balsa, David Sebastián Coffio, Francisco Figueroa AstrainLocalização
Rosario, Santa Fe, ArgentinaSistema construtivo
Andamios multidireccionalesÁrea
298.0 m²Ano do Projeto
2014Fotografias
Cortesia de Equipo Primer Lugar