![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 1 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/414b/c07a/8037/7200/02f8/newsletter/PORTADA_12_Onnis_Luque.jpg?1404780857)
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Arquitetos: Miguel Montor
- Área: 2500 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Onnis Luque
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 6 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/4132/c07a/8037/7200/02f7/newsletter/20_Onnis_Luque.jpg?1404780832)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Consequência do masterplan de consolidação do Nuevo Continente School Querétaro Campus, este edifício é o mais extenso e complexo dentro deste campus estudantil, tanto por sua localização como por ser destinado ao nível com maior número de estudantes; assim, a tarefa mais difícil foi construí-lo em duas etapas, relocando apenas metade dos estudantes enquanto a outra metade continuava a ocupar as antigas salas de aula. A escola não deixou de funcionar um único dia durante a construção da nova estrutura.
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 7 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/4054/c07a/8037/7200/02f1/medium_jpg/02_Onnis_Luque.jpg?1404780609)
Isso determinou em grande medida a morfologia da proposta arquitetônica, uma sequência de módulos definida pelo uso das salas de aula - que são separadas umas das outras por terraços em diferentes níveis. Essa é a principal característica do objeto arquitetônico: nenhuma sala de aula se localiza exatamente ao lado de outra, há sempre um pátio, terraço ou jardim entre elas.
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 9 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/403c/c07a/8005/ce00/033e/newsletter/00_Miguel_Montor.jpg?1404780586)
Uma grande rampa para pedestres localizada no núcleo do edifício dinamiza os fluxos e proporciona acesso a todos os três níveis pelos quais o programa se distribui, ilustrando com um conceito que é essencial para a escola: acesso e circulação livre para todos os edifícios através de rampas.
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 23 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/41e1/c07a/8005/ce00/0348/newsletter/first.jpg?1404780972)
A materialidade do edifício se mostra simples e inequívoca: uma linguagem "estrutural" e rígida, aplicada de forma absolutamente simétrica, que expõe uma ordem clara na concepção desses espaços educacionais. A estrutura de concreto aparente constitui a imagem final do edifício que, juntamente com as fachada prefabricadas de cor bege e os pisos e guarda-corpos de cor vermelha, determina a tectônica do edifício.
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 20 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/4075/c07a/8037/7200/02f2/newsletter/05_Onnis_Luque.jpg?1404780645)
Nesta proposta arquitetônica o projeto paisagístico desempenha um papel fundamental na consolidação tanto dos espaços como da experiência espacial nos diferentes ambientes da escola. O contato dos estudantes e funcionários com a vegetação é essencial neste projeto.
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 18 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/411a/c07a/8037/7200/02f6/medium_jpg/18_Onnis_Luque.jpg?1404780803)
Uma vez mais, a questão do tempo de execução se provou vital para o projeto do edifício. Assim, a estrutura foi projetada visando a pré-fabricação, que aumenta a eficiência da construção e, consequentemente, diminui o tempo da obra. Além disso, a modulação das salas de aula e a concepção de cada espaço com o mínimo de revestimentos tornou possível a montagem do edifício em apenas seis meses.
![Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 32 de 53](https://images.adsttc.com/media/images/53bb/442e/c07a/8037/7200/02fc/medium_jpg/diagram_(4).jpg?1404781587)