-
Arquitetos: Spiros Papadopoulos Studio
- Área: 210 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Charalampos Louizidis
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada na Antiga Korinthos. Levando em conta a importância da grande área arqueológica, uma escavação de 12x12 metros teve lugar inicialmente na parte sul do terreno, determinando a abertura dos gestos do projeto.
O "espírito" da escavação, assim como a relação do edifício com o entorno de interesse histórico, constituem os parâmetros programáticos fundamentais do projeto, num nível funcional e simbólico.
O conceito principal inclui um casca quadrada de projeção, que atua tanto como um recinto de toda a estrutura, assim como um limite da área de escavação, funcionando como uma memória de sua existência. Dentro desta casca a residência é construída como um edifício independente, o qual aparece verticalmente desde o solo, como uma "continuidade" das antigas construções. Paralelamente, a parte sudeste da escavação fica visível, como uma evidência histórica do edifício que continua através dos anos.
A residência é feita em dois níveis. A elaboração de distintos espaços oferece, no térreo, um contato contínuo entre o interior e exterior, enquanto que o pavimento superior, opcionalmente, pode abrir ou fechar as vistas através das perfurações da casca perimétrica.
A construção do edifício é baseada no uso de caixilhos de metal junto das estruturas de concreto. O cimento é reforçado através da pulverização e uma camada de poliestireno expandido entre meios. O sistema combina excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico com a rigidez estrutural. O uso da cor branca e a parede de pele dupla reduz os ganhos solares durante o verão, suprindo consideravelmente as cargas de refrigeração. O baixo ângulo solar do inverno brilha através das aberturas, mas durante o verão, o sistema mencionado de pele dupla forma balanços, proporcionando sombras.