-
Arquitetos: aNC arquitectos
- Área: 2736 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Daniel Malhão, Jorge Carvalho
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escola para 200 crianças do ciclo de educação básico e 40 crianças do jardim de infância em Leça do Balio.
Projetando para a cidade.
Localizado próximo a uma escola de ensino fundamental e médio, o novo edifício conforma, no nível da rua, a entrada de ambas as escolas. Uma rampa leva à escola existente e organiza a circulação das crianças do 2° e 3° ciclos, ao passo que dois blocos paralelos seguem a rampa e conformam playgrounds em diferentes níveis. As varandas, a rampa de entrada, o bloco de conexão e as escadas externas entrelaçam o tecido construído com os espaços externos.
Modulando os espaços com luz natural
A adaptação do edifício à rampa é acentuada pelas diferenças de gabaritos entre os blocos, que gera dois pés-direitos distintos: um mais baixo para as salas de aula e um mais alto para as instalações comuns como a cafeteria, o ginásio e a biblioteca. Nas salas de aula, orientadas para norte, a atmosfera neutra se torna íntima com suas janelas baixas voltadas para a paisagem. As áreas comuns são voltadas para sul, recebendo abundante incidência solar. Diversas claraboias pontuam as salas de aula e demais instalações do quadrante sul e as circulações no quadrante leste.
Criando um espaço de uso indefinido
Por outro lado, o espaço central que abriga a entrada e conecta os dois níveis internos permite, pela generosidade de suas dimensões, usos indefinidos. Externamente, esse bloco de conexão expressa sua ambiguidade: identifica-se com a rampa de entrada e se prolonga para cobrir o playground.
Abertura e disponibilidade
As superfícies de conotações "pétreas", como o concreto em diversas texturas e cores e a areia, temperadas pelas superfícies de conotações orgânicas, como a madeira e a cortiça, reforçam a identidade familiar do edifício: sólido, seguro, disponível e aberto a todas as experiências.