-
Arquitetos: Tchoban Voss Architekten
- Área: 30400 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias: Roland Halbe, Christian Gahl, Aleksey Naroditsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado na margem direita do rio Neva, em frente ao mosteiro Smolni no moderno Distrito de Kalininsky em São Petersburgo.
Um edifício industrial parcialmente danificado está situado na fronteira entre o antigo jardim do Palácio Kuschelev-Besborodko e com vista para Piscarevski, onde o famoso artista russo Alexander Benois morou em 1877-1878 e 1882. O edifício foi renovado e reformado para abrigar um centro de negócios multifuncional.
O projeto da nova construção é dedicado ao artista A. Benois, especialmente para seus projetos de teatro que fizeram a arte e a cultura russa famosas mundialmente, sendo parte das estações Russas de Diagelev.
Os croquis de Benois para os figurinos de teatro foram base para as imagens digitais nos vidros de fachada. A fachada com ornamentos festivos e cômicos faz referencia, principalmente, às fachadas dos palazzos toscanos que A. Benois gostava muito, ele as desenhou muito durante suas viagens à Itália. Ao mesmo tempo, os ornamentos devem lembrar os bailes à fantasia dados por Earl Besborodko para Catarina, a Grande, que A. Benois descreveu em seus memorandos.
O vidro impresso que vai do chão ao teto é combinado com os elementos de vidro transparente em uma coluna de alumínio e trilho de construção que atravessam toda a fachada se tornando uma subestrutura.
Na dobra do edifício, causada pelo curso da rua, um ponto de isolamento das fachadas de vidro é introduzido na altura completa da fachada. Por trás dessa "articulação da fachada", os elevadores estão instalados.