Estação Uruguai / JBMC Arquitetura e Urbanismo

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  • Arquitetos Jbmc: Beatriz Pimenta Corrêa, Cecilia Pires, Cynthia Melo, Emiliano Homrich, Frederico Freitas, Gabriela Assis, João Batista Martinez Corrêa, Pedro Câmara and Sandra Morikawa
  • Estagiários: Caio D´Alfonso, Carina Oshita, Diogo Luz, Mariana Nito, Nara Borges and Raffaella Yacar
  • Ventilação E Ar Condicionado: Milton Coimbra
  • Projetistas: Marco Pelaes, Flávio Baraboskin
  • Colaboradores: Carlos Azevedo Arquitetura, Elcio and Yokoyama Arquitetura
  • 3 D Rendering: Cassio Oba Osanai
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
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Estação Uruguai / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 22
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Uruguai localizada no Bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, faz parte da extensão da Linha 1 do Metrô, ocupando o antigo estacionamento de trens e carros, conhecido como “Rabicho da Tijuca”. O espaço, com pés direitos reduzidos e vãos estruturais limitados não comportavam as necessidades de uma estação de metrô.

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© Nelson Kon

Para a implantação da estação foi necessário adequar a estrutura existente, que inviabilizava o embarque e desembarque de passageiros, no nível da plataforma. A malha de 138 pilares existentes na plataforma foi substituída por apenas 23 pilares metálicos (em formato de árvore) localizados no centro da plataforma. A substituição da estrutura foi feita em duas etapas: primeiro foram localizados os novos pilares, fazendo a transferência de cargas de forma a não prejudicar a estrutura existente, e posteriormente foram retirados os pilares antigos. Nas extremidades da plataforma, onde os pilares originais foram mantidos, localizam-se os elevadores e escadas de acesso ao mezanino e as salas técnicas.

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Corte

Os mezaninos, divididos em dois (Sul e Norte), estão localizados nas extremidades da estação, abaixo da Rua Conde de Bonfim. Os acessos à estação, implantados na Rua Conde de Bonfim foram executados em estaca prancha metálica, método construtivo utilizado para minimizar desapropriações e reduzir custos. As salas técnicas de ventilação estão localizadas entre os dois mezaninos.

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© Nelson Kon

O espaço existente, por se tratar de um estacionamento que não recebia público, possuía muitas irregularidades em sua estrutura. O partido arquitetônico procurou amenizar tais irregularidades através da utilização de luminárias, forros e painéis metálicos. Sobre os painéis e estacas prancha foi desenvolvido um projeto cromático que, aliado aos painéis espelhados, traz amplitude à estação.

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Localização do Projeto

Endereço:Tijuca, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Uruguai / JBMC Arquitetura e Urbanismo" [Uruguai Station / JBMC Arquitetura e Urbanismo] 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626048/estacao-uruguai-jbmc-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

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