O Arquideas convidou estudantes de arquitetura e jovens arquitetos a participar do concurso de ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA), que buscava soluções para a criação de um centro de aprendizagem e observação do ecossistema através do contato íntimo com a natureza em uma das regiões de maior biodiversidade do mundo: a Amazônia.
Com 189 propostas apresentadas e um júri composto por Beatriz Colomina (acadêmica da Universidade de Princeton) e Ariadna Cantis (arquiteta e curadora), entre outros jurados, foram selecionadas cinco menções honrosas e três propostas vencedoras.
A seguir, apresentamos a proposta de José Maria Ordovás (Politécnica de Madri, Espanha) e Alejandro Alejandro Fernández-Linares García (Illinois Institute of Technology), que ficaram em primeiro lugar no concurso internacional de ideias.
Dos arquitetos: Visitar o Amazonas é iniciar um caminho, não se trata de fazer uma excursão. O Amazonas não pode ser reduzido a um lugar específico e nesse sentido decidimos nos adaptar à exuberante riqueza da região e propor um sistema que pudesse ser implementado ao longo de todo o rio.
O Sistema de Canoas para o Amazonas ("Amazon Canoeing Station System ") é concebido como uma rede de cabos de aço pré-instalados onde cada um funciona como uma "estação" - refúgio - para a jornada distante até o ponto seguinte, encarnando o espírito do amante da natureza e aventureiro refletido em uma única estrutura tensionada construída a partir de materiais utilizados no montanhismo. Um sistema semi-efêmero de 6.000 km de extensão.
Os cabos se prendem às árvores de ambas as margens do rio, em seguida, as barracas são armadas e erguidas. Apesar da fauna e da vegetação, os pontos de apoio da proposta ficam protegidos por um sutil e leve sistema de ancoragem aos troncos.
Além disso, o viajante deverá carregar consigo - dependendo do país, topografia e características da região - uma das barracas recomendadas pelos governos e agências. Essas barracas passarão por uma fase de testes até que se comprove sua segurança e funcionalidade.
A barraca “Hang-And-See” paira sobre o rio oferecendo ao viajante uma experiência inesquecível no Amazonas, com uma visão única do entorno natural.
Concurso
Concurso Arquideas Nature Observatory of Amazonia (NOA América do Sul)Prêmio
Primeiro LugarNome do projeto
Amazon Canoeing Station SystemArquitetos
José María Ordovás, Alejandro Fernández-Linares GarcíaLocalização
Amazonas, BrasilAno do Projeto
2014Fotografias
Cortesia de Equipo Primer Lugar