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Arquitetos: Benthem Crouwel Architects
- Área: 7280 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Jens Kirchner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenho Urbano
O plano diretor para o 'Hochschulcampus Osnabrück" (campus universitário de Osnabrück, na Alemanha) enquadra os primeiros blocos edificados (biblioteca, Fórum, prédio da universidade, campus e cafeteria). O prédio da universidade situa-se centralmente, onde, no futuro, a área do campus e do Fórum se encontrarão.
Devido a esta localização e posição do edifício da universidade como "ligação", o edifício tem a forma de um volume de três pavimentos com um corte na parte inferior. A incisão garante uma forte relação com a área externa e dá ao edifício uma entrada clara e reconhecível. Além disso, o lugar ganha uma área externa cuidadosamente projetada, que pode ser utilizada para eventos e conferências.
Claro, simples, compacto
Ao entrar no edifício (na seção em balanço do edifício) o salão se abre para cima: o vão que corta todos os pavimentos cria uma sensação de generosa espacialidade. O telhado de vidro permite que a luz natural flua por todo o átrio. Este espaço pode ser usado pela universidade, mas também pode ser utilizado para eventos não universitários. O átrio central e o espaço verde são áreas especiais no volume construído, que podem ser experimentadas de maneiras diferentes e fornecem orientação simples e clara para os visitantes.
O layout (como três seções adjacentes) leva à um pavimento de planta clara, simples e compacta do edifício da universidade. As salas de aula e escadas de emergência estão situadas em ambos os lados do edifício; na parte do meio estão o lobby, salas técnicas e pátio. As grandes salas de aula são perpendiculares à direção principal do edifício, e obtém luz natural à partir do pátio. Devido à topografia existente, as alturas do terreno são usadas no novo edifício, criando pé direitos mais altos, como necessário para as salas de aula.
Paisagem de Aprendizagem
O núcleo do novo edifício da universidade é composto pela chamada paisagem de aprendizagem. O edifício interage com a área externa onde o campus e o Fórum se conectam. De certa forma, o Fórum continua dentro do edifício, em uma 'paisagem' que consiste em vários níveis e plataformas. A paisagem torna-se o local central para se encontrar, conectar, comunicar, estudar e trocar informações. A qualidade espacial dá à paisagem de aprendizagem potencial para se tornar um local único no campus, com sua identidade muito distinta.
"Zonas de aprendizagem" livres se tornarão cada vez mais importantes na educação. Afinal, a informação digital está atualmente disponível em todos os lugares: laptops e tablets são fontes móveis e acessíveis de conhecimento. As pessoas que utilizam essas mídias podem se conectar e formar grupos flexíveis em qualquer lugar e a qualquer hora. A questão é até que ponto o esquema convencional de um prédio de universidade ainda atende às exigências destes novos padrões de comportamento. Talvez espaços com um layout flexível são um complemento necessário às salas de aula tradicionais. Estas considerações são a base para o desenvolvimento do cenário de aprendizagem no novo edifício da universidade.
Nesta 'paisagem', todos os pavimentos são ligados. Platôs de larguras diferentes, com piso em parquet de carvalho defumado, são criados nas áreas comuns. Mesas e objetos para sentar-se começam em uma plataforma terminam em outra, de modo que os diferentes níveis são "grampeados" uns aos outros. As mesas e objetos de sentar oferecem aos usuários maneiras diferentes de trabalhar e estudar. Mobiliário flexíveis, tais como sacos de feijão e cubos como assentos, convidam os usuários a criarem suas próprias configurações, dependendo da necessidade corrente. É dada atenção especial para a acústica e a função da luz no edifício: material absorvente de som e elementos de iluminação integrados garantem um ambiente agradável.