-
Arquitetos: BLOCO Arquitetos
- Área: 366 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: By Silva, Concresteel, Dessine, Indusparquet, Palimanam Pedras, Vidraçaria Planalto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza no interior de um condomínio fechado em Brasília, fora do contexto urbano da cidade e ladeado por outras casas. Utilizamos a taxa máxima de ocupação permitida de modo a possibilitar a implantação da casa em um só nível, conforme o desejo dos clientes. Procuramos explorar as vistas para os espaços internos do lote e criamos um pátio central à volta do qual gravitam os espaços programáticos. As áreas sociais se abrem diretamente para o pátio enquanto os quartos dão as costas para ele e se abrem para as laterais do lote. Os ambientes sociais da casa se organizam em um espaço contínuo, organizados por um jardim central descoberto.
Procuramos ressaltar as diferenças entre os principais materiais de construção da casa de modo a não criar um volume monolítico. Procuramos obter a expressão da arquitetura através de uma composição de diferentes peças.
A parede de tijolo maciço aparente tem apenas a função de vedação e não possui estrutura ou instalações embutidas. No corredor íntimo parte dos tijolos foi substituída por tijolos maciços de vidro, confeccionados especialmente para a obra. Estes tijolos trazem luz natural e permitem pequenas visuais para o pátio pátio. A vedação da torre que abriga caixa d´água e condensadoras de ar é composta pelos mesmos tijolos maciços, porém sua paginação é como um "trançado" que deixa espaços vazios entre as peças e promove ventilação e iluminação naturais.
As paredes de alvenaria pintada assumem as funções de embutir instalações e parte da estrutura de concreto, além de delimitar os espaços secundários da casa tais como muros laterais e garagem. As vigas de cobertura em concreto são aparentes ao redor de todo o exterior da casa, coroando a composição. Os pilares de concreto são ora aparentes junto às paredes de tijolo maciço, ora embutidos nas paredes de alvenaria.
O forro de madeira natural (cumaru) sobre os espaços sociais é uma superfície estruturada internamente por vigas de madeira e aço. O forro faz o embutimento dos aparelhos de ar-condicionado, instalações e iluminação nos trechos da mesa de jantar e circulação. Na área dos sofás e poltronas o forro fica mais alto, fixando-se diretamente à laje de cobertura e deixando à mostra parte das vigas de sua estrutura interna. Estas vigas formam uma pérgola onde se fixa o sistema de iluminação indireta.
Os tijolos de vidro foram desenhados pelo escritório e confeccionados através da colagem de várias lâminas de vidro transparente.
Originalmente publicado em 22 de maio de 2015.