Inspirando-se teorica e literalmente no Livro Sagrado Islâmico, Rafael de La-Hoz Arquitectos ganhou uma Menção Honrosa pelo projeto de um oásis natural habitável para a Competição Internacional do Nobre Corão na Arábia Saudita.
Compreendendo o significado da proximidade da segunda cidade mais sagrada do Islã e Capital da Cultura Islâmica, Rafael de La-Hoz buscava criar um Ícone Islâmico, o próprio Corão foi escolhido como fonte de compreensão física e contextual, a mais significante fonte de conhecimento para as pessoas do local.
Ao se aprofundar nos ensinamentos do Corão, o escritório descobriu que não há referências a tipologias arquitetônicas em nenhum dos 114 capítulos. Ao invés disso, há a repetição do conceito de Oásis - as várias descrições de paraíso no Corão incluem exuberantes jardins, áreas sombreadas e fontes de água fresca.
Nas sociedades islâmicas o oásis é uma espécie de metáfora paradisíaca, uma fonte de alimento, segurança, conforto e sobrevivência num clima rigoroso. Assim, o escritório optou por um conceito "sem edifícios, sem jardins, mas um oásis como arquitetura elemental que surge diretamente do Corão."
Além disso, literalmente tomando uma folha do Corão, Rafael de La-Hoz concebe a forma da estrutura como uma página do Livro Sagrado, pairando levemente sobre a paisagem. Seguindo os ensinamentos de que o Corão não pode jamais tocar o chão, o elemento de cobertura se curva gentilmente para cima em suas extremidades, e se apoia sobre os quatro edifícios que compõem o masterplan geral. Estes quatro edifícios refletem o papel da mão humana que segura o Livro Sagrado. A cobertura proporciona sombreamento e conforto em todo o terreno, convidando a atividade peatonal e a interação entre as pessoas no ambiente externo, uma comodidade rara num clima tipicamente tão severo.
O núcleo central é um oásis natural e um espaço para reflexão. Composto por vários jardins e fontes de água fresca, é tanto um local para paz interior como para o conforto físico. Proporcionando várias perspectivas para o local, esse oásis também reforça o sentido de curiosidade e desejo de conhecimento.
Arquitetos
Arquiteto responsável
Rafael de La-Hoz ArquitectosDiretores de projeto
Hugo Berenguer e Francisco ArevaloEquipe de projeto
Shahad Alazzaz, Rafael Guillen, Ana Maestu, Almudena Gonzalez, Paula Perez e Rosario Diaz3D
Luis Munoz, Daniel Roris, e Carlos RipollModelos
Fernando Mont, Victor Hugo Coronel, Julio Ovejero, e Hector LopezDesign Gráfico
eL SeedMuseografia
EmptyEngenharia
CMD Ingenieros e ArcadisPaisagismo
MK2Cliente
Al Madinah Development AuthorityAno do projeto
2014Fotografias