![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/40bf/e58e/ce28/2300/00d7/newsletter/10_AFC_H_U_80.jpg?1461469367)
-
Arquitetos: Guillermo Hevia García , Nicolás Urzúa Soler; Guillermo Hevia García , Nicolás Urzúa Soler
- Área: 1660 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Armstrong Flooring
![](https://images.adsttc.com/media/images/538f/7606/c07a/803d/f400/025e/newsletter/16_AFC_H_U_75.jpg?1401910782)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é a reforma de colégio existe e a construção de novos programas a fim de modernizar a infraestrutura e conferir uma nova aparência a instituição.
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/41d1/e58e/ce23/d200/007e/newsletter/Planta_Colegio_Alianza_Francesa_A3.jpg?1461469642)
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/4136/e58e/ce28/2300/00db/newsletter/C.A.F_Axonometrica_Total_A3.jpg?1461469488)
O colégio existente é um conjunto de pavilhões de duas águas, em que sua principal qualidade são os pátios criados entre eles, seu pé direito alto e a generosidade dos seus beirais.
O projeto terá três escalas de ação baseadas em diferentes elementos.
A primeira procura conferir uma ordem ao colégio em função dos 4 pátios, tornando-os 4 monumentos fundamentais e diferentes do projeto. Serão 4 lugares com diferentes atmosferas, de acordo com os usuários e as atividades que eles realizam. Brincadeiras para as crianças, quadra de esportes para o primeiro ciclo, espaços de encontro para o segundo ciclo e uma praça aberta para o terceiro.
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/40f5/e58e/ce28/2300/00d9/newsletter/34_AFC_H_U_37.jpg?1461469421)
A segunda escala diz respeito a relação entre os pavilhões. Ela é pensada com base em 2 elementos, uma nova envolvente feita de placas contínuas de metal perfurado (onde o desenho é obtido através de motivos franceses) e a inserção de claraboias nas coberturas, a fim de criar na salas de aula um espaço de cor, luz e ventilação natural, conferindo uma nova atmosfera ao antigo colégio.
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/40d0/e58e/ce23/d200/0074/newsletter/3.jpg?1461469379)
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/40b3/e58e/ce23/d200/0073/newsletter/1.jpg?1461469356)
Na terceira escala estão os elementos relacionados a própria escala humana. Um novo sistema de acesso as salas de aula com portas de diferentes cores, persianas que criam privacidade sem perder a relação com o exterior e a consequente luminosidade. Além disso, novos pisos de cores diferentes foram projetados a fim de gerar um ambiente cálido e diferente em cada espaço.
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/412d/e58e/ce23/d200/0078/newsletter/40_AFC_H_U64.jpg?1461469477)
A nova construção é um pavilhão para que as crianças realizem atividades e brincadeira em um espaço fechado. O pavilhão é definido por sua estrutura, uma grande viga de rápida montagem que continua em direção ao pátio de jogos, e ali serve como suporte para os balanços.
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/4111/e58e/ce28/2300/00da/newsletter/36_AFC_H_U_35.jpg?1461469450)
Seu interior se configura através de uma envolvente de madeira que cria uma grande banco em toda sua extensão, criando um espaço aconchegante com uma nova escala para as crianças.
![](https://images.adsttc.com/media/images/571c/409c/e58e/ce23/d200/0072/newsletter/05_AFC_H_U_83.jpg?1461469333)