-
Arquitetos: BAU Brearley Architects + Urbanists
- Área: 56000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Shu He
Descrição enviada pela equipe de projeto. A questão mais urgente da educação primária e secundária chinesa é a pressão implacável sobre os alunos. É comum as aulas se estenderem das 7h às 17h por seis dias da semana. É claro que o desempenho acadêmico é fundamental, mas também temos de garantir que as crianças tenham a oportunidade de desfrutar suas infâncias.
Aprender de uma forma divertida, relaxamento e encontros casuais com outros diferentes de nós mesmos, são atividades que também desenvolvem as habilidades essenciais e dignas, conhecimento e criatividade em nossas crianças.
Em apoio a uma abordagem mais equilibrada entre trabalho, descanso e recreação para as crianças, este projeto coloca as atividades não-acadêmicas em seu coração. Uma grande área do terreno é dedicada a esportes, música, dança, teatro, artes visuais e "outros" programas.
A vida de estudante é estimulada a fluir sobre, através, abaixo, e em torno desta nova paisagem de descanso e lazer. Janelas dos outros programas escolares oferecem vistas tentadoras desta nova paisagem. A Piazza Linear ou a 'rua principal escola' oferece um lugar informal sombreado, um espaço de encontro dos alunos.
Fluindo fora desta 'rua' estão quatro praças, separadas para cada nível estudantil, 1º-3º; 4º-6º; e 7º-9º anos. Juntamente com outras praças lineares menores que formam uma rede de espaços ajardinados informais, com mesas, sombra, e o mais importante, o espaço para diversão.
As interseções desta rede encoraja o movimento e a mistura entre alunos de diferentes idades. No entanto, outra rede extensa ocorre acima do solo, em varandas, pontes e coberturas, novamente com espaços de encontros informais e brincadeiras.