-
Arquitetos: Rafael de la-Hoz; Rafael de la-Hoz
- Área: 3615 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Javier Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Góngora de Córdoba está localizado em um terreno central do conjunto histórico da cidade, junto a área declarada Patrimônio da Humanidade, próximo a Plaza de las Tendillas e completamente integrado com a área comercial. Nesse projeto, o arquiteto Rafael de La-Hoz revitalizou a sala existente, com capacidade para 700 lugares, adicionando uma nova sala polivalente no terraço do edifício, aproveitando o espaço do antigo cinema de verão para criar uma sala coberta e fechada, eminentemente prática, funcional e completamente diáfana. Esse novo espaço procura tirar o máximo proveito do edifício, habilitando um tipo de lugar,que até agora, era inexistente em Córdoba. O projeto prevê ainda, uma quinta fachada de vidro para o antigo teatro.
É uma aposta arriscada para um conceito de sala polivalente, teatro experimental ou "Black-box", que emerge como um corpo envidraçado sobre a sala do antigo teatro e cujos possíveis usos de multiplicam - teatro italiano ou frontal, cena central, sala de ensaios, platô, concertos de música, sala de exposições, conferências, apresentações, colóquios ou salão de baile/banquetes - graças a um espaço de 6m de altura livre sem localização pré-determinada ou fixa, nem do palco e nem da plateia. O palco pode ser montado segundo as necessidades em qualquer ponto da sala através de plataformas modulares.
Todo o espaço é coberto por uma estrutura tubular simples que permite a suspensão de todo tipo de elemento: focos, telas, auto-falantes, etc. que servem de apoio aos espetáculos. Quatro arquibancadas retráteis estão disponíveis para o público. A arquibancada principal possui uma configuração frontal clássica com a melhor visibilidade possível, podendo alcançar uma capacidade máxima de 200 lugares. As outras três arquibancadas podem criar diferentes distribuições do espaço em função do tipo de evento, programa, a capacidade prevista, ambientação desejada, etc.
A intervenção mantem o uso cultural e de diversão para qual foi projetado o edifício, situado no coração da cidade de Córdoba, um centro onde é possível desenvolver uma grande variedade de atividades cênicas, musicais, eventos, atos, etc., com diferentes requerimentos, formatos e distribuições.