-
Arquitetos: Diana Radomysler, StudioMK27 - Marcio Kogan
- Área: 590 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito fundamental da Casa Toblerone pode ser descrito em uma única imagem: um térreo livre com grandes portas de vidro deslizantes e que sustenta uma caixa de madeira delimitada por lajes de concreto. O térreo comporta o programa coletivo, com sala, serviços e cozinha. No segundo andar ficam três quartos, a sala de estudos e o home theater.
A simplicidade conceitual e programática da casa se une a uma simplicidade estrutural: uma grelha de 14 pilares, organizados em duas linhas, sustenta a construção. Todos os pilares são aparentes com formato redondo. Quando os caixilhos do térreo estão abertos, a sala se torna um piso livre, totalmente aberto para os jardins – uma casa sobre pilotis. A concepção arquitetônica simples lembra o sistema corbusiano Domino, espécie de manifesto sobre a estrutura livre
O formato do terreno permitiu uma implantação longitudinal da casa com permeabilidade espacial entre as duas principais áreas externas, como um pavilhão solto no jardim. A aparente simplicidade arquitetônica acaba por revelar espaços complexos. A varanda, que prolonga a sala, torna-se um espaço central de convivência, comportando uma lareira externa. O escritório, integrado a sala, é delimitado por uma estante, solta de qualquer outro elemento. Este escritório se conecta com o pátio dos fundos, que tem belas jabuticabeiras. No segundo piso, o quarto e o banheiro da suíte principal se abrem para uma laje – a cobertura da varanda – e tem vista para as copas das árvores que perfuram a laje do térreo.
A madeira estabelece um diálogo com outros materiais brutos como o concreto e é usada como filtro solar para os quartos. Cada pedaço de madeira desse brise-soleil tem o formato triangular e foram afixados em portas-camarão, podendo ser abertos conforme a necessidade dos usuários. No térreo a ventilação cruzada permite um excelente conforto térmico
A simplicidade da Casa Toblerone perpassa a organização da planta, as soluções para o conforto ambiental e para a implantação no terreno. Nos detalhes da própria simplicidade, ou mesmo no uso cotidiano da casa pelos moradores, pequenas surpresas completam a arquitetura.