- Ano: 2005
Descrição enviada pela equipe de projeto. A visita ao local, depois do convite, de imediato, foi surpreendente, pela negativa.
Que local mais caótico sequência da ausência de planeamento urbanístico, casualidade da autoconstrução ou simplesmente de mau gosto e ausência cultural.
O que terá levado os clientes a comprar aquele terreno? Porquê?
A necessidade de abstração da envolvente contígua, de imediato trouxe a justificação.
O terreno, para além do isolamento da via que lhe dá acesso e da proximidade geográfica ao centro da cidade do Porto, está na paisagem, no Rio, o Douro, nas pontes e, por pouco, pouco, não se vê o mar. Mas está lá.
Era evidente o gosto deles no terreno e também evidente o desgosto da envolvente.
A necessidade de abstração era evidente. A mim competia-me encontrar a abstração na concentração de total confiança.
O projeto e execução da Casa de Ribeira de Abade, local que lhe dá o nome, é isso mesmo.
Uma grande concentração na paisagem e topografia, difícil, do terreno e abstração da envolvente na procura de formas e conteúdos arquitetônicos que a repudiassem e mesmo esquecessem.
Era necessária a realização de planos para que a vida tivesse lugar, tanto interior como exterior.
Foram realizados muros, de suporte, de contenção e a casa é isso.
Muros paralelos à pendente, muros perpendiculares à pendente que se ajudam, e dentro destes muros há espaços; espaços de vida, espaços de luz que permitem a vida.
O programa, muito hierarquizado, sugeria vários conteúdos, várias vivências. No piso térreo tudo o que é social, dividido, vivido pela família, familiares amigos e visitas, no piso superior os três quartos, em balanço ou consola, num consolo privilegiado de usufruto da paisagem. No entrepisos os dois quartos destinados aos amigos.
O volume quase que se limita ao corpo balançado dos quartos, sobre um muro capeado a pedra de granito, cuja consola protege do penetrante sol de poente, sempre deslumbrante, sempre diferente.
Os materiais, no exterior; betão, granito, xisto, zinco e o vidro das caixilharias.
No interior; paredes brancas, madeira de carvalho americano e vidro.
O exterior; planos superiores de pomares e os planos inferiores, numa relação direta com o interior, de gozo e vivência da paisagem.
Também aqui a regra fundamental para a execução, para uma boa, racional, saudável execução, assentou na excelente qualidade dos clientes. É, foi, fundamental. O resto é profissão e a coordenação de várias profissões.