-
Arquitetos: Drucker Arquitetura
- Área: 409 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Terracor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada na Vila Madalena, zona Oeste de São Paulo, bairro de intensa movimentação social e cultural, essa residência de 400 m² foi projetada pela arquiteta Monica Drucker para um casal com três filhos pequenos. O bairro apresenta grande heterogeneidade morfológica, marcada por construções de usos, gabaritos e características diversos. Antigas casas e altos edifícios residenciais disputam espaços com cafés, bares, restaurantes, livrarias, escolas, ateliês, salas de exposição.
O projeto ocupa o terreno inteiramente. Como havia necessidade de espaços, luz e ar, as laterais foram abertas e ajardinadas, tornando tênue a distinção entre interior e exterior. Projetada em "L" e com dois pavimentos, a casa tem o térreo ocupado por espaços de estar, jantar e TV, cozinha, churrasqueira e forno a lenha, depósitos, dependência de empregados, garagem, sauna, jardins e pátios; e no piso superior, três amplas suítes, sala íntima e varanda, para a qual abrem todos os dormitórios.
Revestimentos de madeira e pedra local são usados em continuidade nos ambientes, como painéis, de dentro para fora. A pedra usada na garagem penetra pelo hall social e chega à sala de jantar. A cobertura da garagem é a laje de piso, em balanço, das suítes do andar superior. Na fachada, a horizontalidade é realçada pela generosa janela de correr, também de madeira, que protege as aberturas envidraçadas. Para evitar os altos muros claustrofóbicos comuns em São Paulo e preservar a visão do entorno, foi projetado, como divisa para a rua, um portão com ripas de madeira cumaru.