- Área: 495 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Mito Covarrubias
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Firmamento está cheia de coisas inusitaads. Primeiramente, o terreno. A residência situa-se em um terreno que foi comprado nos anos setena e que foi decidido construir algo somente agora por seu legítimo proprietário. è muito raro que alguém compre um terreno e demore trinta, quarenta anos para realizar uma construção.
Segundo, não é normal que um casal de terceira idade fala uma nova residência com todos os móveis novos. E terceiro, não é com frequência que se realize uma casa em uma só planta, mas devido ao casal ser de terceira idade, assim foi feita.
Tampouco é comum que se deixe a frente um espaço generoso para uma praça e um jardim voltado para a rua, emprestado ao espaço público ao invés de ser aproveitado como um jardim privativo, tornando-o um projeto inusitado. Isto acontece pois, como é um casal de maior idade, não necessitam de um jardim posterior para que alguém brinque. E como atrás da residência está o campo de golfe, o que lhe sobra o verde e por isto não se importou em dar uma praça, um jardim público à rua, fazendo do projeto algo totalmente fora de série.
De outro modo, estas condições tão especiais ditam o partido da casa que faz com que os espaços mais importantes nos quais o casal se move durante todo o dia se voltem para o campo de golfe. Tanto a cozinha, sala, sala de jantar, estúdio, quarto e terraços. Somente dois quartos, que são os das visitas - onde eventualmente ficam os netos - não dão para o campo de golfe.
As garagens tem acesso lateral, de gorma que os veículos não façam parte da fachada apesar de estarem no mesmo nível, gerando com este pátio e este acesso, uma recordação do que eram os saguões nas casas tapatías. Este espaço de transição entre o exterior e o interior leva a um átrio que possui uma peça muito particular do artista plástico Adrián Guerrero e que consiste em uma série de perfurações sobre a laje que deixam passar a luz do sol e as vezes a da lua, as quais, em certas ocasiões, conseguem refletir no piso e recriam o firmamento na data de nascimento do proprietário da residência. Isto é uma homenagem a ele, e é o que dá nome à casa.
A Casa Firmamento é a soma de todas estas coisas tão inusitadas que resultam em um projeto bastante emocionante. Um retrato do proprietário octogenário, sentado neste saguão, feito por um fotógrafo da empresa, o faz parecer com o sorriso de um cliente feliz com sua residência.