-
Arquitetos: Inca Architectes; INCA Architects
- Área: 288 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:N.Pianfetti
Um local da paisagem
O projeto residencial Guidicelli está localizado num terreno montanhoso e arborizado, no sopé das montanhas de Albères. As grandes qualidades paisagísticas do local guiaram nossa aproximação ao projeto sob três princípios: um eixo norte-sul que articula as diferentes unidades da paisagem: o bosque de carvalhos ao sul e o rio, no centro um prado e uma horta no norte. Uma fundação que respeita as linhas naturais da inclinação do terreno. E, por fim, desfrutar da paisagem ao redor da casa, através de elementos como terraços, pérgolas e decks que envolvem o projeto com o entorno.
Implantação
Escolhemos locar a casa ao lado do bosque de carvalhos, para os vincular às diferentes unidades de paisagem. O projeto considera as características da planta existente e apenas a encaixa nos contornos naturais do terreno, reduzindo assim, ao mínimo, o movimento de terras. No nível superior, é possível integrar naturalmente a garagem com o volume de hóspedes ao sul.
Arquitetura e Paisagem
A casa é construída ao redor de um corpo central linear, marcando o eixo norte-sul do qual surgem dois volumes ao oeste e ao leste. Esta ligação entre o norte e o sul toma a forma de uma porta de entrada para chegar ao dormitório de hóspedes, e se estende ao norte para a piscina. A ruptura dos volumes da casa permite que o bosque se deslize, mitigando o impacto global.
Materiais
Houve uma cautela na escolha dos materiais de construção, para não destoar do local. Assim, a fachada é feita de tijolos de argila produzidos numa fábrica local e a estrutura de madeira de lariço.