- Ano: 2014
-
Fotografias:Christian Dammert, Aviel Avdar
-
Fabricantes: Sto
entre
Osaka e Cádiz
Yazd e Santorini
antiga Berlim e nova Berlim
entre
perdido e passado
existência e identidade
saudade e esperança
presente e futuro
entre
fragmentos e blocos
simples e complexo
abstrato e concreto
aberto e fechado
interior e exterior
entre
espaço e estrutura
ar e luz
luz e sombra
céu e terra ...
...esta casa foi criada. Ela tenta ser entendida principalmente como uma estrutura espacial complexa e como um edifício de fusão cultural, como um labirinto de luz, como um vento novo, fresco, que penetra suavemente este lugar.
Que recebe, enriquece e traz o novo. Isso transforma desvantagens em vantagens. Atípica, mas, no entanto, revitalizante e integrada.
Aqui em Berlin Mitte, em Waisenstrasse, frente às muralhas da cidade velha, onde algumas estruturas medievais isoladas ainda podem ser encontrados, encontra-se o enredo destes 520 metros quadrados. O seu potencial de desenvolvimento e situação de iluminação provou ser um desafio particular, não só por causa da geometria complicada do terreno, mas também pelos edifícios de sete andares que fazem fronteira com ele.
Desafios adicionais foram dados através do código de requisitos para construção, as percepções do Landesdenkmalamt (comissão de referência de edifícios), bem como o desejo do proprietário e investidor para utilização máxima do espaço com alta qualidade arquitetônica e espacial.
Como pode densidade e individualidade, segurança e fragmentação natural que se desenvolve da estrutura medieval com pátios e vielas serem transformados em uma linguagem contemporânea diferente?
Neste local, onde o tempo deixou muitas cicatrizes, não deve haver uma casa que tenha sido desenvolvida não só para preencher espaços vazios, mas também para deixar espaços vazios?
Como posso, como um arquiteto alemão com raízes persas, fazer uma contribuição significativa?
Como você pode encontrar uma arquitetura que é, por um lado conectada ao lugar, por outro lado, separada dele? Que é estranha, mas familiar? Que pode fazer você experimentar o lugar, mas também olhar para além dele? - Para o mundo e para o futuro de uma cidade cosmopolita.
O resultado é um complexo de edifícios, desenvolvido individualmente a partir do interior para o exterior, com uma vila de montanha como estrutura, cujas partes buscam individualmente à luz, ao ar e ao espaço, mas sem retirar privacidade.
A interação de introversão e extroversão, olhando para fora, espaços interiores e exteriores, a luz e o jogo de sombras, criam seus próprios cosmos complexos.
A construção deixa espaços intersticiais e lugares que oferecem refúgio e relaxamento para a vida agitada na cidade grande, bem como abrigo ou uma sala de reuniões, se quiser.
A casa muda devido à luz a qualquer hora do dia, ou da estação.
Foi construída com a luz em mente, que é sempre perceptível.
As paredes brancas, com acabamento de de grão fino e homogêneo abandona os limites entre os espaços interiores e exteriores e deixa os edifícios individuais parecerem básicos, abstratos e esculturais pela forma das bordas afiadas das esquinas.
Elas reforçam o efeito da luz e proporcionam uma superfície refletora ideal.
Pátios e terraços, piscina e espelhos d'água mudam a qualquer hora do dia e contribuem de forma significativa para o aumento da qualidade de vida. Isto não só permite alegria e diversão, mas também fortalece a consciência e os sentidos.
O edifício em frente, de seis pavimentos, abriga um parque de estacionamento no subsolo e cinco apartamentos, dos quais dois são duplex. Duas moradias, cinco e três pavimentos, concebidos como unidades verticais independentes, adicionalmente, acessadas através de um pátio no primeiro pavimento. Todos os apartamentos foram projetados e personalizados individualmente. Eles diferem fundamentalmente entre si e ainda formam uma unidade.
Originalmente iniciada como um projeto de investidores, a casa tornou-se cada vez mais um projeto de dedicação pelo poder de persuasão. Isto é devido à abertura e a coragem de o desenvolvedor do projeto e do proprietário, bem como a cooperação do planejamento da cidade e da Landesdenkmalamt de Berlim.