-
Arquitetos: Cristián Schmitt Rivera, Planmaestro
- Área: 107 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Mathias Jacob
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistia numa pequena residência para um casal jovem, que deveria ser implantada ao norte de outra casa existente num terreno familiar. O terreno, localizado numa colina, possui uma grande inclinação em direção sul-leste e possui uma vista espetacular do vale nesta direção. A casa foi organizada em dois volumes paralelos, com vista para o leste, que estão defasados em altura para se acomodar ao desnível do terreno.
O volume inferior contém dois dormitórios, cada um com um espaço para escritório, closet e banheiro. O volume superior é um espaço único contínuo com o estar, copa e cozinha. O acesso à casa está num nível intermediário entre os dois volumes, onde há um lavabo e uma varanda. Em ambos os lados do volume superior há janelas que podem ser completamente abertas, com vistas para o leste e oeste.
Cada um destes vãos são abertos para um terraço. O que se localiza ao oeste está no nível do terreno natural num setor relativamente plano e permite se relacionar com o jardim e árvores existentes. Já o terraço que se abre ao leste pousa sobre o volume dos dormitórios e permite desfrutar a vista desde um ponto privilegiado. Desta maneira, cria-se um espaço contínuo entre ambos os terraços, relacionando a parte "frontal" e "posterior" da casa.