- Área: 585 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Bruno Helbling
-
Fabricantes: panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Programa
O lote se situa em uma zona suburbana, uma urbanização de vilas privadas ao lado do campo de golf próximo, na cidade de Marbella, Espanha. O programa consiste em uma casa para uma família com filhos e alguns dormitórios de convidados para os amigos, um total de 480 m2 de superfície útil. No terreno existia uma casa típica da zona com um precioso jardim, cujas plantas foram respeitadas.
Viver no exterior em um jardim privado
Estando na Andaluzia, ao sul da Espanha, a ideia era criar um grande jardim com grandes espaços exteriores cobertos, dando um pouco de sombra quando fosse necessário e onde se pudesse viver no exterior tanto de dia como de noite, todos os dias do ano. Ao final se tratava de capturar o entardecer com os amigos e a família e relaxar com umas tapas e uns excelentes vinhos espanhóis.
Ao mesmo tempo necessitávamos criar a intimidade necessária com os edifícios adjacentes para que se pudesse viver no exterior sem estar exposto. Para isso, o conceito consiste que todo o terreno é um jardim rodeado de um muro periférico que se enche de conteúdo, este é o salão da casa, um jardim privado. Por cima desta paisagem-salão desenvolvemos uma casa pátio, uma casa sobre um jardim. No inverno uma parte do jardim privado pode ser aquecida e também ser fechada graças a umas janelas de correr.
A periferia é central
A periferia, o muro que rodeia a casa, está cheia de diferentes programas que a comunicam com o espaço central da planta baixa. Estes conteúdos rodeiam o salão/jardim como uma paisagem sem fim.
Na periferia há:
Um tanque de água com uma cachoeira, tartarugas e o sol da manhã, um jardim de plantas aromáticas, a cozinha, a zona lounge de churrasco, a zona lounge da piscina, a piscina e a zona chill-out da piscina, uma selva, o atelier / biblioteca e o hall de entrada.
Dependendo da hora do dia, de quantas pessoas há na casa e do estado de ânimo de cada um, se pode interagir com os diferentes programas da periferia escolhendo entre o ócio ou o esporte, passando pela leitura, até o relaxar, cozinhar, etc.
ao longo da borda da piscina há uma abertura por onde se pode contemplar uma bonita vista das montanhas e por onde se espia o sol do entardecer.
A casa está sobre o jardim
Os quartos, o salão familiar e a varanda de Yoga situam-se no primeiro andar. Um pátio com uma fachada perfurada de pedra filtra a luz para os armários e os caminhos das áreas privadas. Cada quarto tem um banheiro e um pátio privado anexo.
O quarto principal, o banheiro e seu pátio podem unir-se em um único espaço aberto para poder desfrutar o ato de dormir e tomar banho no exterior sem ser visto.
A escultura branca e o céu azul andaluz
Não há janelas ou aberturas para o exterior / ao espaço público, a casa aparece como uma escultura branca e cúbica, similar as casas pátio árabes da Andaluzia. Só as plantas indicam a vida do interior para o exterior. tudo está rebocado de branco, criando essa interminável paisagem lúdica coberta unicamente pelo céu azul intenso da Andaluzia, que está aí para acolher as pessoas.
Originalmente publicado em 17 Setembro, 2014