-
Arquitetos: iSM architects
- Área: 208 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hyosook Chin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pankyo é um bairro residencial em desenvolvimento localizado ao sul de Seul. O jovem casal de arquitetos e seu casal de pais concordaram em viver juntos em Pankyo por motivos realistas. O jovem casal de arquitetos necessitava intensamente de ajuda com seus filhos durante a noite e, por outro lado, o casal de pais necessitava imensamente de assistência física e psicológica com o agravamento da doença de Parkinson do pai.
Havia três objetivos com esta residência de classe média. O primeiro, propor uma forma alternativa de vida para uma vivência do núcleo familiar. Segundo, sugerir uma casa experimental para a cura da geração de prata. Terceiro, oferecer uma solução arquitetônica lógica num bairro suburbano mais recente (livre de contexto e de referência ausente) de Pankyo. Surge assim, Samdaehon, a residência para três gerações, iniciada em 2011 para alcançar os três objetivos.
Para superar as diferenças desta família de três gerações, a estratégia de como separar os espaços foi importante para a unificação do programa, particularmente, entre cônjuges e sogros. As condições físicas e de idade causaram a classificação seccional do programa; os casais de pais no primeiro pavimento, o casal de arquitetos no segundo pavimento e as crianças no ático. Os eventos públicos familiares foram limitados a refeições de fim de semana e jantares nos dias de semana.
O segundo objetivo do projeto era de focar no agravamento da incapacidade de andar do pai. O iSM propôs uma sala de estar transparente. Ela serve como um local pivô da área de passagem e do pátio interno. A intenção era de trazer as mudanças das estações no exterior para o interior através do uso extensivo do vidro, maximizando, assim, a vista de pessoas e árvores. Isso permite ao pai doente aproveitar o exterior enquanto descansa no interior. Foi utilizado um sistema de fachada de vidro triplo.
O terceiro objetivo do projeto era de providenciar uma solução arquitetonicamente lógica em uma cidade relativamente nova de Pankyo. O iSM diferenciou o espaço público do privado. Na parte pública da edificação, existem painéis de aço inoxidável articulados em conjunto com tijolos pretos. Estes tijolos foram utilizados na fortaleza histórica de Suwon. No espaço privado do edifício, terraços minimizam sucessivamente o volume do edifício e servem ao espaço público correspondente em cada pavimento. Além disso, o perfil do volume do terraço foi um resultado de um estudo para se obter o ganho solar máximo durante o inverno.
Desde a guerra da Coreia, o modo de vida dominante na Coreia era o de uma família de duas gerações convivendo em um arranha-céu (uma grande caixa de concreto pintada de branco). A convivência de uma família de três gerações é a antítese desta postura. Samdaehon é um experimento sociológico e arquitetônico. Propor uma residência de três gerações e uma sala de estar transparente vai contra a cultura comum da Coreia. A história de Samdaehon recebeu uma ampla cobertura midiática no país.