- Ano: 2013
-
Fotografias:John Gollings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situados no coração de Wujin, o florescente distrito sul de Changzhou, em Jiangsu, China, o edifício Lotus e o Parque Popular de 3,5 hectares, foram desenhados para atuar como uma âncora cultural e um ponto de referência na cidade, estabelecendo um compromisso simbólico das ambições do governo local e suas aspirações futuras.
A proposta inicial era de um edifício público e um parque que pudessem apresentar uma variedade única de nós cívicos e espaços públicos. O edifício Lotus é a adição a uma instalação municipal de dois níveis subterrâneos situados abaixo de um lago artificial. Ele acomoda partes do escritório de planejamento urbano, assim como novas salas de exposição, salas de reunião e centro de conferências.
A forma da edificação foi definida pela necessidade de criar uma estrutura que possuísse uma presença distinta; um elemento em uma cidade pode ser em parte anônimo como tantos outros no rápido desenvolvimento das cidades chinesas. O projeto em última instância, procura instigar a participação cidadã para construir a apropriação do lugar e laços com a comunidade. Assim, o espaço pode se estabelecer e prosperar. Esse marco pretende ajudar a consolidar a comunidade; estabelecer um novo padrão arquitetônico para a área e estimular ainda mais o desenvolvimento urbano.
Concebido como uma forma escultórica, emergindo naturalmente do lago, os visitantes acessam o espaço desde abaixo e são recebidos por um espaço similar a uma catedral. A cor e a luz se combinam criando um ambiente interior luminoso e inspirador, sem importar o clima. Uma transição gradual de cor é aplicada ao lado das pétalas, criando um tom profundo somente na borda da estrutura. Feitos à mão, uma variedade de hexágonos brancos, beges e de metal inoxidável conferem o acabamento a um mosaico de azulejos que cobre todas as superfícies externas e internas; que se mesclam a perfeição para criar uma forma contínua com a lâmpada de 7,0m feita sob medida pelo studio 505, suspensa no ápice, convertendo-se no foco da atenção, no interior e exterior.
O projeto foi desenhado para minimizar o uso de energia com mais de 2.500 estacas geométricas impulsionadas através da base do lago artificial, da massa de água do lago por completo e do solo abaixo dela, que são utilizados para pré-resfriar (no verão) e pré-aquecer (no inverno) os sistemas de ar condicionado para edifício. O projeto utiliza também o modo misto e é ventilado naturalmente, utilizando a evaporação refrigerante da superfície do lago para conduzir uma chaminé térmica dentro da pétala principal da estrutura.
O projeto do studio 505 cria um espaço público vibrante; já que é um sistema de iluminação noturna idealizado para manter uma série de combinações mutantes de cores naturais durante 20 segundos antes de passar pouco a pouco a seguinte cena. O Centro Lotus e o Parque Popular se tornaram um dos marcos mais reconhecidos em Wujin com uma contribuição a vida social e cultural da cidade.