-
Arquitetos: Naruse Inokuma Architects
- Área: 2576 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Masao Nishikawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Koil (Kashiwa-no-ha Open Innovation Lab) é um centro de inovação destinado a apoiar a criação de empresas, promovendo o desenvolvimento e estimulando atividades econômicas no Japão. É um espaço que serve como uma plataforma onde as empresas e os indivíduos trabalham juntos para além de um quadro tradicional e ali mesclam suas ideias, competências e conhecimentos a fim de criar produtos e serviços inovadores, atividade que é facilitada pelo apoio dos investidores.
Koil, portanto, inclui vários espaços destinados a atividades que facilitam a comunicação entre as diferentes áreas, como área de refeição, fabricação, reunião e relaxamento. Os usuários podem escolher livremente o seu local dentre os vários do complexo e trabalhar dividindo os espaços e instalações, o que permite o contato com diferentes pessoas. O centro torna-se, assim, uma miniatura da cidade urbana, onde diversas atividades e eventos ocorrem simultaneamente.
Para que o lugar possa acomodar tais atividades, foram criadas áreas que possuem diferentes aplicações e se cruzam na zona pública central com várias alturas, cores, luzes e acabamentos projetados para combinar as funções de cada área. A princípio, essa ideia parece aumentar as restrições, limitando os espaços e usos, no entanto, o layout funciona organicamente por completo e permite que o espaço atenda a todos os tipos de usuários e suas formas de trabalhar. Diferentemente dos escritórios que surgiram ao longo do século XX, que foram criados com bases uniformes a fim de atender exclusivamente aos seus gestores, este espaço representa a flexibilidade para cada trabalhador.
Sobre os elementos visuais, a atmosfera inacabada é enfatizada no projeto com o objetivo de fazer com que as próprias atividades da população sejam o charme do espaço. A cobertura da área principal de trabalho expõe as tubulações refletindo as luzes. Os outros elementos são constituídos de materiais básicos, tais como placas de cimento, de madeira e painéis de gesso nivelados com massa de tinta clara. Através desses detalhes, o projeto tem a intenção de evitar significados limitados ou de um estilo particular de acabamento final.