Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Vanglo foi projetada como uma habitação urbana para um terreno urbano compacto, numa área central de Vancouver. Isso necessitou partir do princípio das tipologias construtivas das casas típicas de Vancouver.
A abordagem de desenho foca nas qualidades essenciais de adaptabilidade e flexibilidade nas mudanças das condições habitáveis, acesso à luz natural mantendo a privacidade, além de priorizar os acessos à áreas de estar externas em um terreno pequeno e a habilidade de gerar renda a partir do aluguel de uma suíte.
Uma organização invertida vertical confere uma sala de lazer e estar no último pavimento da casa, com as copas das árvores, duplicando o espaço com um deck livre.
O projeto envolve os aspectos sociais de uma casa urbana, incluindo a varanda e a grande escadaria de entrada. A casa está organizada com uma grande presença da rua e a articulação da fachada e a inclinação do telhado responde às exigências da legislação. Ela redefine a estas questões em expressões atraentes e contemporâneos, tentando ligar a história da cidade à um futuro urbano.
Arte Urbana e Abstração
A casa foi projetada como uma forma de arte urbana. Os painéis brancos de fibra de concreto unificam o corpo da casa e mesclam as expressões típicas dos diferentes pavimentos enquanto que o telhado e a fachada criam uma forma contínua. As aberturas formam uma expressão abstrata e perfuram estrategicamente a fachada sul para filtrar a luz natural e a privacidade.
Sustentabilidade e adaptabilidade
A Casa Vanglo foi projetada para cumprir com os padrões mais exigentes em caráter sustentável. A estrutura existente foi cuidadosamente demolida e amplamente reciclada, a nova casa possui certificações energéticas, possui aberturas com vedações e materiais de bom isolamento. A casa possui plantas baixas adaptáveis com módulos estruturais claros por todo o edifício que permitem um alto grau de adaptabilidade para diversos usos.
Colaboração
A Casa Vanglo é o resultado de uma excelente colaboração entre o escritório de arquitetura e interiores LWPAC (Lang Wilson Practice in Architecture Culture) e a o grupo de incorporações Vanglo Sustainable Construction Group.