- Ano: 2012
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Fotografias:Peter Bennetts
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arquidiocese de Melbourne e a Secretaria de Educação Católica escolheram reutilizar de forma adaptativa o sítio histórico Escola Evangelista de São João em East Melbourne para se tornar um Centro de Aprendizagem Profissional para Professores e Diretores dentro do sistema de Educação Católica
Com projeto de Woods Bagot, o Centro de Liderança Católica apresenta uma série de espaços de reuniões e de aprendizagem bastante flexíveis, alojados em edifícios novos e existentes.
Os três edifícios existentes no local são agora parte do centro. O edifício patrimonial Hall Celta, a antiga Igreja de São João original e o edifício da escola São João, foram remodelados e transformados em novas espaços de aprendizagem e reunião. A Igreja Paroquial de São João é utilizada pelo centro de vez em quando.
Além disso, três novos edifícios foram inseridos, ligados por uma passarela coberta através da extensão principal do complexo, incluindo dois grandes espaços de conferências, sala de pré-funcional, espaços de aprendizagem, sala de refeições e alojamento em hotel.
"O centro foi concebido para ser flexível, com paredes móveis e tecnologia integrada susceptível para que os espaços pudessem ser utilizados com diferentes configurações. Enquanto isso, o alojamento nos pavimentos superiores de um dos novos edifícios fornece aos participantes dos cursos, seminários e workshops com um lugar para ficar", diz Woods Bagot, Sócio Sênior Sue Fenton.
Centrada em um pátio ajardinado re-projetado, o complexo utiliza as varandas de clausura existentes do edifício original da escola São João. "A circulação ocorre em torno deste espaço, uma vez que torna-se um ponto focal para a interação social, a contemplação e uma fonte de luz para os prédios ao redor", diz Peter Korkolis, arquiteto e sócio sênior.
A chave para a transformação é a ideia de celebrar interiores originais e injetar móveis flexíveis e adaptáveis junto com soluções de iluminação e tecnologia contemporâneas.
"O complexo comporta-se como um ambiente de aprendizagem contemporâneo, tecnologicamente hábil, altamente funcional, com uma estética que coloca materiais e linhas modernas ao lado de características patrimoniais", diz Sue.
Iniciativas de projeto, como a tecnologia audiovisual integrada, espaços de concentração e de expansão social amparam a funcionalidade do espaço, incentivando a interação, troca de conhecimento e envolvimento da comunidade.
A mistura de informações novas e antigas revigorou o local e o redefiniu como um centro de aprendizagem chave para a comunidade terciária Católica e os equipamentos para conferências oferecem uma experiência diferente de campus para estudantes, moradores e visitantes.