![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 1 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/484c/c07a/8034/0e00/0031/medium_jpg/OHT06.jpg?1411008558)
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 4 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/4853/c07a/8048/0600/0017/medium_jpg/OHT09.jpg?1411008571)
“Forte e transparente o “Kabemado = abertura na parede”, me faz existir lá e produzir a escuridão em árvores".
Esta casa, numa colina em Tóquio, está num pequeno terreno de 3 m de largura entre duas estradas. Criamos o espaço para habitação onde os moradores poderiam viver em segurança.
Os pisos multi-nivelados estão ligados pelas escadas e a experiência é como escalar uma árvore para o céu, com vista para a paisagem do entorno.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 1 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/484c/c07a/8034/0e00/0031/medium_jpg/OHT06.jpg?1411008558)
Em primeiro lugar, visualizamos uma parede fina e forte como uma membrana que sustenta a linha de fronteira entre Arquitetura, pessoa, substância e fenômeno. A profundidade existe na esbeltez e resistência do material na fronteira com a fraqueza.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 10 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/4a20/c07a/80d1/3100/001d/newsletter/S26.jpg?1411009035)
Em outras palavras, as paredes possuem ambos os aspectos: força como uma massa substancial e transparência como fenômeno.
O muro de concreto cria sombra em sua textura áspera, parece que a parede com a abertura gasta é um parasita na imagem da residência com a floresta circundante.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 2 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/47d6/c07a/8034/0e00/002f/medium_jpg/OH44.jpg?1411008436)
A fim de tornar o domínio no qual o homem pode viver num local estreito com estradas de ambos os lados, o detalhe do "Kabemado = abertura na parede", que envolve o corpo deveria ser considerado, mantendo relacionamento com o exterior.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 29 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541f/726e/c07a/8048/0600/00af/newsletter/SectionA.jpg?1411347039)
A pequena janela cavada na parede de concreto traz o sentimento de "Okusei = profundidade interior" e "Yami = trevas", no qual as árvores são a origem da criação de uma habitação.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 19 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/47fb/c07a/8034/0e00/0030/newsletter/OH91.jpg?1411008481)
Finalmente, foi desenvolvida a estrutura do espaço com a escuridão que as árvores possuem, e isto se tornou um julgamento que é reconstruído como Arquitetura.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 28 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541f/727f/c07a/8048/0600/00b0/newsletter/SectionC.jpg?1411347055)
Como resultado, o exterior se conecta com um habitante da cidade e também fornece uma imagem à paisagem. No interior, as aberturas trazem a escuridão do espaço e sua profundidade.
![O Muro de Nishihara / SABAOARCH - Imagem 11 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/541a/4651/c07a/80d1/3100/0018/newsletter/0011.jpg?1411008063)