Descrição enviada pela equipe de projeto. Na sequência do avanço dos projetos da Biblioteca, do Auditório e do Posto de Turismo - projetos da autoria do gabinete CG+LSC - tornou-se evidente a necessidade da concepção e do desenvolvimento dos arranjos exteriores que trarão definição, acessos e enquadramento a todos estes edifícios.
Apesar do terreno onde estes edifícios se implantam ser em boa parte delimitado por vias e, portanto, perfeitamente autônomo, a verdade é que se relaciona estreitamente com os terrenos da Quinta do Aido que lhe estão contíguos. Na verdade, ambos integram uma extensa e muito visível encosta, a qual, com um novo arruamento e os edifícios que se estão a implantar ao longo do seu trajeto, necessitava de um tratamento urgente para dar à Vila de Cinfães uma mais qualificada urbanidade.
O terreno onde se implanta o Posto de Turismo é o de uma quinta, virada a norte - como toda a Vila de Cinfães - que possui, simultaneamente, excelentes perspectivas sobre o vale do Douro e uma acidentada topografia. Por seu lado, o terreno da Quinta do Aido, é o prolongamento natural deste terreno a poente, com a agravante da topografia ser ainda mais complexa e movimentada, possuindo um "fundo de vale" estreito e abrupto que se prolonga por encostas de grande pendente, difícil acesso e densa vegetação.
A localização deste novo conjunto - com especial ênfase neste momento para o Posto de Turismo - além de colmatar parte do vazio ainda existente entre duas vias principais, constitui oportunidade de reforçar e qualificar as ligações entre estas estruturas, gerando, simultaneamente, uma função simbólica de centralidade.
O Posto de Turismo procura articular de modo complexo a relação entre os diversos espaços com que se relaciona. Define um elemento algo enigmático e ganha importância urbana como lugar de interface e comunicação do concelho com os seus visitantes.
Em termos de programa interno este é relativamente simples. Entra-se para um espaço alto e amplo ao fundo do qual se encontra a responsável pelo atendimento aos visitantes.
Esta peça monumental, apresentada como um sinal inequívoco de modernidade, iluminada fortemente, marca também a sua presença pela cor forte e pelo material em chapa recortada a laser, constituindo, seguramente, um elemento marcante e atrativo da região.