-
Arquitetos: TACHER Arquitectos
- Área: 149727 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Mito Covarrubias, Gerardo Cárdenas, Alejandro Fournier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por que chamamos um complexo como este de cidade judicial e não edifício judicial?
Entendemos que as dinâmicas absorvidas pelo conceito de cidade são mais amplas. Os elementos estão em diálogo constante, em uma comunicação espacial que permite a liberdade e transparência entre eles. A reflexão sobre a cidade permite pensar em crescimento, permite pensar no futuro.
Propõe-se um agrupamento dinâmico, ordenado e limitada, geradora de múltiplos espaços abertos como praças que absorverão a topografia da paisagem buscando melhores orientações e vistas para obter edifícios saudáveis e sustentáveis. Estas praças incluem e potencializam o vazio que permite movimento aos volumes, e é aqui onde aparece a dinâmica do conjunto que denominamos cidade judicial.
O local em questão se encontra em uma zona marginal da cidade, onde se observa uma profunda carência de vínculos com os núcleos de desenvolvimento existentes da cidade.
Entretanto, a existência de um edifício (Cidade Judicial Estadual) no limite sul do terreno, somado à importância da periferia como via de conexão, e a potência da paisagem natural voltada para o oeste, geram respostas diretas da edificação nestes pontos. Fazendo destas diretrizes gerais os vínculos com o entorno imediato.
Se geram edifícios individuais, vinculados por uma praça linear ascendente que respeita a topografia, onde são ordenados e posicionados os volumes que compõem o conjunto.
A ideia é gerar um filtro semi-permeável que unifique a paisagem arquitetônica na busca de uma linguagem espacial unitária e aberta ao contexto.
A edificação é um passeio urbano entre volumes organizados e delimitados programaticamente como uma analogia do espaço público, na busca e recuperação do espírito dos edifícios que se encontram na cidade.
Um complexo moderno onde a leitura do todo seja clara e contundente. Onde a imagem de segurança, transparência e eficiência seja a diretriz guia do desenho geral.