-
Arquitetos: Furrer Jud Architekten
- Área: 2014 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Benedikt Redmann
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Novo Empreendimento do Moinho Freudenau está localizado numa antiga área industrial dos Moinhos Eberle na cidade suíça de Will, que foram desativados em 2005. Devido à recente realocação da antiga área industrial para uma zona residencial e comercial, este novo empreendimento é um projeto inicial que será seguido por futuros debates para essa área.
Inspirados na linguagem arquitetônica industrial, com sua expressão pragmática, o antigo galpão desconsiderava o contexto do entorno foi substituído por um volume altamente plástico. Esse novo volume construído celebra o contexto do entorno e gera espaços externos específicos na área entre o lago Mühleweiher, Falwilerstrasse e Georg Rennerstrasse, mesclando as estruturas com o local e ao mesmo tempo a reforçando-a. O edifício é caracterizado por três anexos organizados com um escalonamento em sua altura. O volume de três pavimentos frente à Flawilerstrasse estabelece uma relação com o entorno repleto de casas geminadas. A varanda voltada para o lago forma um contra-movimento à topografia, construindo assim a tensão sutil contra a água. O deslocamento final é realizado pelo pátio do apartamento, expressando a altura do edifício. Nesta altura, o edifício parece irradiar na expansividade da paisagem. O volume construído reage às diferentes alturas das influências do entorno (o lago, a rua, o viaduto e a paisagem) ao mesmo tempo que se revela uma poderosa estrutura.
O novo empreendimento contém dois ateliês na área próximo ao lago Mühleweiher, quatro pavimentos comerciais e de escritórios e apartamentos nos últimos quatro pavimentos. O acesso é dividido numa escadaria de acesso para às áreas comerciais e outro para os apartamentos. Para o exterior, as escadas são como superfícies fechadas remanescentes de estruturas fechadas comumente presentes na arquitetura industrial.
Composta por grandes placas de titânio a fachada ecoa os edifícios industriais do entorno feitos de telhas de concreto e perfis de aço corrugado. A fachada forma uma espécie de armadura que protege o edifício contra as poderosas influências ambientais presentes no local.