-
Arquitetos: op'us architects
- Área: 1056 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Joonhwan Yoon
"Por favor reforme esta casa", foi o pedido que levou este projeto. Como uma das instituições "Irmãs Maria", que operou um programa de ajuda e assistência para crianças pobres nas últimas cinco décadas, o objetivo inicial era melhorar as condições de vida dos adolescentes, alterando a estrutura espacial, que se assemelhava a um acampamento do exército. Numa vistoria mais cautelosa ficou claro que o problema fundamental era mais do que apenas a casa e a vida dos assistidos.
Trata-se da confrontação do medo e da auto-confiança após a formatura do colegial. Como os jovens poderiam se preparar para a vida adulta, sem a estabilidade experiente que a unidade familiar pode fornecer? O conceito de criação deve se transformar em autossuficiência.
Então o que é a arquitetura para a autossuficiência? A pista foi encontrada no imaginário da 'casa'. A pequena cidade de oito casas foi criada no lugar de um grande edifício. Uma "revolução" ao invés de "melhorias". Cada casa foi nomeada após uma árvore frutífera ser plantada em suas terras. Aqui, o sistema da casa e da vida devem mudar juntos.
Os adolescentes devem gerenciar tudo por si mesmos. Em cada casa, recebem um subsídio mensal de estar comum, para criarem as suas próprias regras e discutirem suas vidas cotidianas. Em apenas três meses, eles se acostumaram a "ajudar a si mesmos" em "sua própria casa". Por fim, uma semente de autossuficiência foi plantada na maior instituição de caridade infantil da Coreia do Sul.