-
Arquitetos: CH+QS arquitectos
- Ano: 2014
-
Fotografias:Elena Almagro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Necessidade
Às vezes algo pode morrer de êxito e isto estava acontecendo com o Hub Madrid. Sua função principal, ser um espaço de coworking para empreendedores sociais começava a estar seriamente comprometida pelo Êxito do espaço em organizar eventos, uma vez que ambos os usos se tornavam cada vez mais incompatíveis. Assim, foi decidido ampliar um pavimento disponível do mesmo imóvel, justo acima do Hub e, desta forma, surge o HUBflat, um anexo que defende e mantem a essência da comunidade empreendedora. O pavimento, assim como o Hub original, estava intacto desde os anos cinquenta.
Subtração
Um pavimento intacto, com um tremendo caráter, muito compartimentado para instalar um espaço de trabalho compartilhado. Como reformar sem tocar nessa atmosfera, essa escala doméstica, essa sensação cativante de uma Madrid devastada pelo "design"? Tocando sem tocar, tocando sem adicionar, e se ao invés de adicionar, subtrairmos? o que tirar? Tiramos a interrupção visual mantendo a interrupção física, fazemos uma demolição controlada, uma subtração estratégica mediante um cone e duas esferas que atuaram de figuras demolidoras para desfrute e um jogo de olhares.
O olho
O olho é o instrumento, o intermediário de nossa percepção, o olho interpreta, relê, utiliza a memória querendo ver o que já foi visto... por isso é possível jogar com ele e é isto que queremos fazer no HUBflat, conseguir um espaço que submeta o olho ao engano, a se perguntar se aquilo é um buraco ou um espelho, a se perguntar o que acontece quando se move e tudo se recompõe ou se desfigura, um espaço alterado, rompido, um espaço também de jogo e de surpresas, de aparições inesperadas de faíscas visuais e de percepções alteradas, um espaço que convide os empreendedores a jogar nele.