Após dois anos de engajamento comunitário, os escritórios Snøhetta e DIALOG divulgaram o projeto final de sua proposta vencedora do concurso para a Nova Biblioteca Central de Calgary. Localizada entre o centro da cidade e a região de East Village, a nova biblioteca concretizará os planos da cidade de possuir um "espaço público tecnologicamente avançado voltado para inovação, pesquisa e colaboração."
Snøhetta descreve o projeto como um edifício inspirado nas colinas próximas à cidade, criando uma topografia com terraços que passa por cima de uma linha de bondes que cruza o terreno. O edifício se ergue para conformar uma entrada - um arco revestido de madeira - que serve como praça pública e conecta diretamente os pedestres oriundos dos bairros vizinhos.
As aberturas externas de vidro são estrategicamente transparentes nas áreas mais públicas da biblioteca - uma tentativa de incentivar os pedestres a entrar e explorar o edifício. Uma vez dentro, um grandioso átrio banhado por luz natural oferece uma visão do programa geral da biblioteca. A circulação, marcada por escadas e passarelas de madeira, é evidenciada à medida que circunda o átrio do edifício.
Os programas públicos e coletivos se localizam no térreo e nos pavimentos mais baixos, ao passo que as áreas de estudo mais silenciosas ocupam os níveis superiores da biblioteca.
A construção da envoltória da linha de bondes está atualmente em andamento e o edifício tem conclusão prevista para 2018.
Arquitetos
Localização
Calgary, AB, CanadáCliente
Calgary Municipal Land CorporationProjeto executivo e paisagismo
DIALOGAno do projeto
2018Fotografias
MIR e Snøhetta