-
Arquitetos: Tonkin Zulaikha Greer Architects
- Área: 4000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Brett Boardman
-
Fabricantes: Austimber, Autex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Village Centre é o principal ponto de chegada para o National Arboretum Canberra, fornecendo orientação ao visitante, informação, espaços de educação e interpretação, em conjunto com lojas e um café de alta qualidade.
O edifício ocupa o extremo norte do Terraço de Eventos, situando-se abaixo do principal cume do terreno de leste a oeste, com vista para o relevo esculpido do Vale Central e as florestas plantadas adjacentes. Ele conecta-se ao estacionamento central, com o principal Espaço para Jogos e o Vale Central ao norte e o Terraço de Eventos, Anfiteatro com grama, jardins e rede de via de pedestres ao sul. Os visitantes entram no Arboretum a partir do estacionamento através do novo edifício, passando pela entrada dramática formada através da colina arborizada e servindo como foco de orientação inicial do edifício.
O coração do edifício é o seu espaço abobadado principal que, de forma flexível, acomoda uma variedade de funções, incluindo exposições, lojas de varejo, o café e as atividades programadas. Tem como foco as vistas do sudeste do Lago Burley Griffin e da cidade de Canberra, e abre para o norte e para o sul para a varredura do Terraço de Eventos. A arquitetura desenvolve a longa tradição de edifícios de jardim significativos como caixas transparentes com volumes internos e um senso de conexão interior-exterior.
O exterior da edificação é uma forma escultural na topografia ondulada do terreno, contrastando com as alas revestidas de pedra natural com um telhado altamente arqueado revestido de zinco desgastado, forma a qual é inspirada nas folhagens da floresta de palmeiras-do-chile adjacente.
Internamente, a estrutura inovadora de madeira combina o baixo impacto ambiental com uma forma semelhante à da floresta, projetada em uma série de arcos geométricos. Lascas de vidro definem a forma do telhado para a entrada e ilumina o interior do ponto de chegada. O edifício conta com uma série de medidas de poupança de energia, apoiando o valor ambiental do Arboretum como um todo, com um envelope e estrutura com um consumo de energia muito baixo.