-
Arquitetos: CUT Architectures
- Área: 85 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:David Foessel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo a estética da rede de Café Coutume que inaugurou na Rue de Babylone em Paris em 2011 e a barraquinha de café dentro do Instituto Finlandês inaugurada em Paris em 2013 - ambos desenhados por CUT architectures - fomos convidados a desenvolver a primeira loja internacional da rede Coutume, no coração de Tóquio, no distrito de Aoyama.
Nosso objetivo era manter a forte identidade que criamos para a marca Coutume ao mesmo tempo que a adaptávamos à realidade de Tóquio.
Num híbrido de um café parisiense e um laboratório, o Café Coutume Aoyama apresenta dois espaços distintos. No lado da entrada, o laboratório está disposto sob um grid no teto branco, com painéis que integram lâmpadas de LED que iluminam o bar. O bar e o caixa são feitos de azulejos que fazem referência à uma tabela periódica. No outro lado, a área de estar está sob a versão oca do teto do bar: quadros brancos lacados que dão continuidade ao grid do teto da área de laboratório.
Todo os pisos são feitos de parquets de carvalho em diferentes disposições: 'layout de Chantilly' em frente ao bar, 'disposição húngara' no caminho para os banheiros, e o 'layout tradicional' para a área de estar. Um único azulejo é integrado dentro do contexto dos parquets em frente ao bar, com um tratamento semelhante às mesas da área de estar e de consumo.
Algumas paredes do interior e todas as do exterior são revestidas com cerâmicas brancas quadradas de 1 m, criando uma linha contínua que contorna todos os espaços internos e externos.
Na lateral da rua, outro bloco feito de azulejos e vidro é o que comporta alguns itens da loja de café, além de bancos altos e algumas plantinhas japonesas. Atrás do bar, uma parede envidraçada transparente oculta a cozinha e integra as prateleiras de vidro para vitrine.
Ao fundo, uma grande mesa comum.
Seguindo o grid do teto, as luminárias pendentes são feitas de bases cerâmicas e lâmpadas japonesas tubulares. As louças de banheiro típicas do vintage francês são combinadas com gravetos de madeira de carvalho para criar os cabideiros e outros elementos da cenografia, como as luminárias móveis utilizadas pelos trabalhadores durante a construção do café.